Desde quando comecei a minha coleção de moedas, muito tenho ouvido falar sobre o chamado "rabicho no cabelo" que aparece como variante de moedas de réis de prata do 3º sistema, 4º tipo, em diferentes catálogos e diferentes anúncios de vendas dessas moedas.

No catálogo online moedas do brasil esta característica é referida apenas para a moeda de 500 réis de 1888. No entanto, os autores tomam o devido cuidado para não afirmarem ser uma variante, e deixam a questão sobre ser de fato variante ou apenas um erro de cunho.

Há algum tempo tive a oportunidade de adquirir um exemplar desta série com o dito "rabicho", um 2000 réis de 1889. A primeira observação que fiz foi que o "rabicho" era muito reto, visivelmente não tendo relação com o design da moeda. É igualmente notável as marcas sob o queixo do busco, muito características de cunho marcado.

Marcas no queixo e do rabicho no cabelo da moeda de 2000 réis de 1889

À primeira vista, diria que estas marcas tenham origem em cunho marcado, este por sua vez originado por uma batida dos cunhos sem o disco de metal entre eles. Agora, a partir de uma análise mais cuidadosa, é possível ver que de fato, é muito provável que seja esta a causa do dito "rabicho".

Ao sobrepor uma imagem de cada face da moeda e aplicar transparência sobre uma delas, é possível identificar uma característica notável: o dito "rabicho" corresponde exatamente à região compreendida pelo espaço em baixo relevo na moeda (em alto relevo no cunho) entre o brasão e as folhas do ramo de fumo/tabaco do reverso.

A imagem abaixo é composta pela foto do reverso invertido (como é a posição correspondente na moeda) no fundo com a foto do anverso com transparência sobre ela (veja na imagem a seguir).

Sobreposição do anverso e reverso da moeda de 2000 reis de 1889

Esta observação reforça a ideia de que o "rabicho no cabelo" não é uma variante, mas apenas um erro de cunho.

Outro fato que reforça esta hipótese é que este detalhe é observado em peças de outros valores e anos do mesmo sistema monetário.

No blog Fórum-Numismática há uma discussão sobre o assunto, inclusive com fotos de outros exemplares.

A foto a seguir tem como objetivo esclarecer melhor sobre quais regiões de ambas as faces se está falando aqui.

Região do reverso que marca o anverso como rabicho no cabelo

No entanto, as marcas sob o queixo do busto não tem a mesma origem. Na imagem sobreposta acima, é possível determinar que a mesma posição no reverso corresponde ao anel com estrelas.

Este outro erro de cunho deve ter origem em outro fenômeno, talvez até mesmo posterior à cunhagem.

De qualquer modo, é inegável que definir a característica do "rabicho no cabelo" como uma variante não é correto. Não é uma variação no design, mas sim, uma anomalia introduzida durante o processo de cunhagem.

Porque então consta como variante em alguns catálogos? Segundo alguns colecionadores, o intuito é aumentar o valor agregado a peças relativamente comuns, como é o caso desta 2.000 réis.

Sendo catalogada como variante, dá liberdade a exploração de preços muito acima dos que seriam normalmente praticados para as mesmas peças, algumas vezes até mesmo inferiores, devido ao fato de que um erro de cunho tende a desvalorizar a peça e não agregar-lhe valor.

Características físicas da peça:

Características Físicas
Material Prata 916 e 2/3
Diâmetro 37,22 mm (±0,02)
Espessura 2,72 mm (±0,02)
Massa 25,45 g (±0,01)
Tiragem 1.280.232
Tipo de cunho Ordinário

As medidas da moeda são reais, tomadas utilizando paquímetro com precisão de 0,02 mm e balança com precisão de 0,01 g.