Brasília sediou, de 18 a 23 de março de 2018, o 8º Fórum Mundial da Água, evento organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês) juntamente com o país e cidade anfitriã. Foi o primeiro Fórum a ser realizado no hemisfério sul.

O motivo central do encontro, "Compartilhando Água", foi inspirado na experiência brasileira de intercâmbio e fortalecimento dos laços de cooperação entre as nações nesse tema.

O Fórum proporcionou debates e intercâmbios de experiências, buscou definir uma visão estratégica comum sobre recursos hídricos e gerenciamento do uso de água entre todos os interessados.

Teve como missão estabelecer compromissos políticos e incentivar ações em todos os níveis da sociedade, incluindo tomadores de decisão, para facilitar a conservação, o desenvolvimento, o planejamento, o gerenciamento e o uso da água de maneira sustentável para o benefício de todos.

Foi uma oportunidade para se discutir a governança da água, o seu acesso às populações carentes, os seus usos preponderantes e a sua gestão nos momentos extremos, seja em situações de enchentes, seja nos momentos de escassez.

Foi, também, o Fórum da Sustentabilidade, ocasião que promoveu reflexões de diferentes setores institucionais sobre o tema da água e sua importância social, econômica e ambiental, ampliando o espectro institucional e incluindo nas discussões jovens, estudantes, representantes da sociedade civil de diferentes perfis, mídia e empresários.

O 8º Fórum Mundial da Água 2018 foi estruturado em seis componentes:

1. Temático

Como orientação central para os debates e discussões;

2. Regional

Com a apresentação das perspectivas das diversas regiões globais;

3. Político

Oportunidade de promoção do diálogo com os representantes eleitos (prefeitos, parlamentares, governadores, ministros e chefes de estado);

4. Sustentabilidade

Transversal a todos os outros componentes, promoverá o debate sobre os vários aspectos do uso sustentável dos recursos hídricos;

5. Fórum Cidadão

Como plataforma aberta de discussão entre todos os interessados com vistas a troca de experiência, capacitação, estabelecimento de parcerias, etc.;

6. Feira e Exposição

Espaço para os interessados apresentarem suas contribuições e iniciativas, promovendo intercâmbio e troca de experiências.

Sediar o Fórum Mundial da Água de 2018 foi uma grande oportunidade para o Brasil reafirmar o papel protagonista no cenário internacional do setor de recursos hídricos e um dos legados para o país foi a consolidação desse papel, tanto no cenário regional como global.

Os Correios, por meio da primeira Emissão Filatélica de 2018, registram a realização do 8º Fórum Mundial da Água no Brasil, ansiando que os debates desse encontro resultem em maior conscientização de todos com relação à importância do desenvolvimento e conservação dos recursos hídricos, notadamente no que se refere ao acesso à água potável e ao saneamento.

Sobre o selo

O selo, no formato circular, apresenta a marca do 8º Fórum Mundial da Água, que repousa sobre um fundo de linhas onduladas que simulam o fluxo de um rio. Trata-se de uma composição de cinco elementos que representam o tempo, a localização, a água, a sustentabilidade e o numeral relativo à edição do evento.

O elemento tempo é representado pelas duas figuras simétricas e espelhadas que formam uma ampulheta, remetendo para a necessidade e a premência de agir, decidir e compartilhar.

Selo comemorativo ao 8º Fórum Mundial da Água, realizado no Brasil em 2018

Na gota superior, sobre fundo verde, o mapa da América do Sul revela a localização do primeiro Fórum a ser realizado no continente. Em azul e branco, a gota inferior simula o elemento água, motivação do Fórum.

A representação conjunta do verde e do azul traduz a sustentabilidade entre o meio ambiente e a água, elementos essenciais à vida no nosso planeta.

Por fim, o quinto elemento faz alusão ao numeral 8(oito), graficamente representado pela junção dos dois elementos externos, representando a oitava edição do evento.

Carimbo do 1º dia de circulação do Selo em comemoração ao 8º Fórum Mundial da Água

Ao centro, à esquerda, a legenda com a identificação do evento e à direita o local e o ano de sua realização. Na base do selo a legenda do tema central desse encontro: "Compartilhando Água". Foram utilizadas técnicas de ilustração vetorial.

Informações técnicas do Selo Comemorativo ao 8º Fórum Mundial da Água 2018
Edital nº 1/2018
Arte Marcos Revouças e Ricardo Andrade
Processo de Impressão Ofsete
Papel Couchê gomado
Folha Com 16 selos
Valor facial 1º Porte carta não comercial
Tiragem 160.000 selos
Área do desenho 35 x 35 mm
Dimensão do selo ø 29 mm
Picotagem 11,5 x 11,5
Data de emissão 19/03/2018
Local de lançamento Brasília-SP
Impressão Casa da Moeda do Brasil
Versão Departamento de varejo e outros Negócios/Correios
Cód. de comercialização 852012551

Fonte:
Edital de emissão do selo, texto de Ricardo Medeiros de Andrade, Diretor Executivo do 8º Fórum Mundial da Água.

Onde comprar

Os produtos podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Loja virtual dos Correios: https://correios.com.br/correiosonline
Agência de Vendas a Distância: Av. Presidente Vargas, 3.077 - 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/ RJ
Telefones: (21) 2503-8095 / (21) 2503-8096
E-mail: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito Visa ou Mastercard.