Navegando em um dos grupos de colecionadores que participo no Whatsapp, vi entre as mensagens a foto de uma moeda de 100 réis de Taquara-RS, moeda particular que poderia complementar as emissões descritas pelo amigo Cláudio Schroeder em seu artigo já publicado aqui no blog.

A mensagem em questão foi compartilhada pelo Professor Frank Coutinho de Macapá-AP e no entusiasmado em ver uma dessas moedas particulares no grupo, logo compartilhei o artigo do Cláudio Schroeder.

A curiosa moeda particular de Taquara
Nesse artigo falaremos da moeda particular de Taquara-RS, um relato interessante do dinheiro particular que circulou por volta de 1900.

Foi instinto natural, vi a imagem, que falou mais que mil palavras, e sem ler a mensagem que acompanhava a imagem o link do artigo foi compartilhado.

Mais tranquilo, fui ler a mensagem e a triste informação vem à tona:

Aos colegas que verem essa moeda, entre em contato urgentemente comigo,  essa moeda foi furtada do meu acervo pessoal.

Segundo o Prof. Frank Coutinho, a moeda foi furtada de seu acervo pessoal no início de março de 2020 e após esperar um mês na expectativa de arrependimento por parte de quem a furtou, resolveu dar publicidade do fato.

Moeda de 100 réis de Taquara-RS

Esse é um daqueles momentos que nos dá felicidade e tristeza ao mesmo tempo. Felicidade por ver uma foto de um item tão singular sendo mostrado no grupo e tristeza em perceber que em nosso meio ainda há pessoas sem a ética exigida pela Ciência Numismática.

Aos amigos que lerem esse post, se chegar até vocês alguém querendo vender a peça em questão, por favor, entrem em contato com o Prof. Frank Coutinho pelo número: (96)99132-6105

Espero que em um futuro não tão distante, possamos voltar a ter pessoas confiáveis em nosso meio, aqueles amigos numismatas que deixavam peças conosco e diziam, "depois me pague!" ou aqueles outros que chegavam em nós entregando algum montante em dinheiro dizendo "Esse é o pagamento daquela moeda que você deixou comigo no ano passado" e a gente ficava pensando: "qual moeda?".