Uma moeda comemorativa do Brexit foi revelada por Sajid Javid, ministro das finanças da Grã-Bretanha, enquanto o Reino Unido se prepara para deixar a União Europeia na próxima sexta-feira, 31 de janeiro de 2020.

A moeda de 50 pence traz em seu reverso a inscrição "Peace, prosperity and friendship with all nations. 31 January 2020.", que significa "Paz, prosperidade e amizade com todas as nações. 31 de janeiro de 2020".

Aproximadamente 3 milhões de unidades entrarão em circulação a partir de sexta-feira e outros 7 milhões de unidades serão emitidas ainda este ano.

Moeda do Brexit lançada para comemorar a saída do Reino Unido da União Europeia, com data de 31 de janeiro de 2020.

O lançamento das moedas é uma das várias medidas comemorativas destinadas a marcar o Brexit.

Funcionários do governo confirmaram, por exemplo, que no dia 31 de janeiro haverá a projeção de um relógio nos tijolos dos prédios do governo na Downing Street marcando uma contagem regressiva em segundos até o Reino Unido deixar por definitivo a União Europeia.

Como parte dos planos do dia do Brexit, o primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, fará um discurso na noite do dia 31 de janeiro e bandeiras do Reino Unido serão hasteadas na Praça do Parlamento.

Sajid Javid, ministro das finanças da Grã-Bretanha, apresentando a moeda do Brexit com legendas "Peace, prosperity and friendship with all nations" e "31 January 2020"

Mas nem todas as celebrações programadas para marcar o Brexit ocorreram bem e, em uma delas fará os numismatas ficarem de olho nas moedas comemorativas que serão lançadas.

O que aconteceu foi que em outubro de 2019 o Tesouro da Grã Bretanha confirmou à CNN que a Real Casa da Moeda do Reino Unido havia interrompido a fabricação de um lote dessas moedas com uma diferença: havia a inscrição 31 de outubro de 2019, ao invés de 31 de janeiro de 2020.

Esse "erro" ocorreu porque a data para o Brexit era 31 de outubro de 2019, mas devido aos atrasos das discussões e acordos, foi prorrogada para 31 de janeiro.

Design da moeda do Brexit apresentada anteriormente com data de 31 de outubro de 2019

Um porta-vos do Tesouro disse:

Pausamos a produção da moeda do Brexit e tomaremos uma decisão final no devido tempo.

Aproximadamente 1.000 moedas foram cunhadas com a data errada, antes de a produção ser totalmente interrompida.

Os funcionários da Casa da Moeda recusaram confirmar boatos de que as moedas com a data errada seriam colocadas à venda no site da The Royal Mint a um valor maior para colecionadores.

Pode ser que, pelo boato, o ministro das finanças tenha ordenado que as moedas com o erro sejam derretidas ao invés de serem colocadas à venda, mas isso também é uma especulação.

Estima-se que, caso alguma dessas moedas com a data errada sejam extraviadas da The Royal Mint ou vendidas para colecionadores a um valor maior do que o valor facial, cada uma valeria em torno de 800 libras (~R$ 4.300,00) no mercado numismático.

Fonte:
- Matérias da CNN, BBC News, Sky News, The Guardian e da The Royal Mint lidas em 26 de janeiro de 2020;