A nova moeda mais cara do mundo vendida em um leilão público é a moeda  de Double Eagle de 1933 conhecida no meio numismático por ter pertencido a coleção do rei Farouk do Egito.

O leilão aconteceu no dia 8/6/2021 na Sotheby's de Nova York e a moeda foi arrematada por 18,87 milhões de dólares, cerca de R$ 94,6 milhões na cotação atual.

Double Eagle de 1933: a moeda mais cara do mundo

Antes deste leilão, a moeda mais cara do mundo já vendida em um leilão público era o  Flowing Hair Dollar de 1794, vendida pela Stack’s Bowers Galleries em janeiro de 2013 por $10,016,875.

Escrevemos um artigo abaixo sobre a antiga moeda mais cara do mundo.

Moeda mais cara do mundo já vendida em um leilão
Conheça a história da moeda mais cara do mundo já vendida em um leilão. Uma moeda rara com uma história incrível que todo colecionador e numismata precisa conhecer.

A história da moeda

Em 1933, os Estados Unidos cunharam em torno de 500.000 moedas de ouro com valor facial de 20 dólares.

A moeda mostra uma mulher personificando a liberdade de um lado e uma águia voando do outro, desenhadas pelo escultor americano Augustus Saint-Gaudens.

O presidente Roosevelt emitiu uma ordem executiva retirando de circulação do público geral todas as moedas de ouro e ordenou que a Casa da Moeda Americana derretesse todas as moedas de 20 dólares que estavam em sua posse, dando início ao fim da conversibilidade da moeda americana em ouro.

De alguma forma, algumas dessas moedas de 20 dólares de ouro de 1933 sumiram dos cofres da Casa da Moeda, mesmo que nunca tenham sido emitidas oficialmente.

Todas moedas extraviadas foram confiscadas pelo Governo Americano porque eram moedas ilegais.

Bem, exceto uma! Originalmente de propriedade do rei Farouk do Egito, um dos exemplares não foi confiscado.

A cobiçada moeda de ouro foi comprada em 1995 por um colecionador britânico que, após uma batalha legal de cinco anos, foi autorizado a revendê-la legalmente.

Em 20/07/2002, através de um leilão promovido pela Bowers & Merena Auctions e a Sotheby's, seu antigo proprietário, o designer americano Stuart Weitzman, comprou a moeda por $7,5 milhões de dólares

O comprador teve que pagar um adicional de 20 dólares para a Casa da Moeda, a fim de restituir aos cofres públicos o valor facial da moeda e ela deixar de ser ilegal.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar nas redes sociais.