A intenção deste artigo é dar a oportunidade para novos colecionadores ingressarem no árduo, porém prazeroso, caminho da coleção e estudo das moedas brasileiras de prata do período Colonial e Reino Unido, com ênfase em suas variantes.

Por este motivo estabelecemos objetivos múltiplos, quais sejam:

  1. dar uma noção de como se processou os primeiros estudos e normatizações neste campo da numismática brasileira;
  2. disponibilizar informações bibliográficas sobre as obras que consagraram a atividade (mesmo algumas sendo um tanto escassas no mercado ainda podem ser encontradas, com um pouco de paciência, garimpando-se os sebos e as lojas especializadas) e;
  3. por último, reproduzir informações necessárias e essenciais para o estudo, pesquisa e classificação de tais variantes. Peço desculpas aos experts do assunto, mas tenho em foco que os novos colecionadores de hoje serão os experts do futuro.

A problemática da classificação da numária brasileira é uma questão bastante trabalhada pelos pesquisadores, mas ainda não totalmente resolvida.

Durante o período colonial, o Rei de Portugal D. Pedro II autorizou a criação da primeira Casa da Moeda no Brasil (na Bahia em 1694).

A partir de 1695 esta iniciou a cunhagem de moedas com principal destaque para as moedas de prata. A precariedade dos cunhos, e suas frequentes fraturas, acarretava a necessidade de substituição e a confecção de novos cunhos.

Daí existirem grandes quantidades de variantes de mesma data, principalmente nas moedas maiores, 640 e 960 réis.

O primeiro pesquisador a realmente realizar um estudo sistemático e significativo que constasse a classificação das variantes de prata colonial foi Kurt Prober com o livro Catálogo de Moedas Brasileiras de Prata, publicado em 1947.

Como o próprio autor afirmou no prefácio de sua obra, este foi um salto muito grande para a numismática brasileira de sua época e, durante o planejamento de sua obra, percebeu que muitos colecionadores não acompanhariam este salto, sendo necessário preparar os leitores metodologicamente para tal.

Foi pensando assim que, enquanto seu catálogo de moedas de prata estava ainda em fase embrionária, lançou o Manual de Numismática, em 1944. Este manual fez grande sucesso entre os colecionadores, logo se esgotando.

Por solicitação de muitos numismatas, Prober lançou no ano seguinte a segunda edição do manual, já revisada e ampliada.

Para que os jovens numismatas possam se iniciar na coleção das variantes de prata, reproduziremos a seguir a nomenclatura adotada e consagrada por Prober no seu Manual de Numismática a ser utilizada na descrição das minúcias destas moedas:

Moeda de 640 réis de 1701 P (Brasil Colônia - D. Pedro II) com marcações de identificação (ver legendas abaixo)
Moeda de 960 réis de 1825 R (Império do Brasil - D. Pedro I) com marcações de identificação (ver legendas abaixo)

Marcação Descrição
1A Arco externo esquerdo
2A Arco externo direito
1B Arco intermediário esquerdo
2B Arco intermediário direito
1C Arco interno esquerdo
2C Arco interno direito
3 Cruz
4 Florões do diadema (ou pérolas)
5 Diadema
6 Ponta do escudo
7-O Florão oblíquo
7-V Florão vertical
8 Valor
9 Vico da esfera
10 Prá da esfera
11 Zodíaco
12 Sombra do zodíaco
13 Zonas (trópicos - Carpricórnio e Câncer - e Círculos polares - Norte e Sul)
14 Campo da Esfera
15 Letra monetária
16 Eixo da esfera (meridiano)
17 Grinalda de tulipas (nas moedas de cobre, Colar de pérolas)
18 Forro da coroa (Imperial)
19 Grãos de café
20 Folhas de café
21 Flores de tabaco
22 Folhas de tabaco
23 Estrelas
24 Laço nacional
25 Castelos
26 Escudetes
27 Escudinho[1]

Vivia-se um grande momento de entusiasmo na numismática brasileira. Poucos anos antes, a revista Numária, da Sociedade Numismática Cearense, no seu nº 3 de julho de 1936, divulgou a notícia espetacular da descoberta do único patacão de 1809, da Casa da Moeda do Rio de Janeiro.

Esta notícia causou furor no meio numismático e levou muita gente a voltar seus olhos para as moedas de três patacas (como é chamada a moeda de 960 réis) e suas variantes. Identificar e classificar as variantes não era um processo muito fácil.

Foi aí que Prober demonstrou sua genialidade, criando o primeiro método de identificação das variantes para os Patacões. A criatividade científica do método merece algumas linhas:

O método Prober

A base científica do método de Prober foi o fato de que cada vez que era confeccionado um novo cunho, este, feito manualmente, não guardava exatamente o mesmo posicionamento das legendas do cunho anterior, podendo-se, assim, medir essa variação de posição das legendas de forma a diferenciar cada variante.

Para a realização do trabalho, Kurt Prober utilizou um transferidor transparente de 360° (celulose, plástico ou acrílico) com o qual fazia a medição angular de cinco pontos padronizados.

Classificação para moedas coloniais

O posicionamento do transferidor para moedas coloniais era o seguinte:

  1. a medição ocorre no REVERSO;
  2. a linha horizontal (0° - 180°) do transferidor é colocada cobrindo a linha inferior do Zodíaco da esfera armilar (moeda de cabeça para baixo), desloca-se o transferidor horizontalmente de forma que o ângulo de 90° passa sobre o ponto onde o eixo corta a esfera no polo Sul.

A partir daí faz-se a leitura em graus dos segmentos angulares que partem da origem do eixo cartesiano e passam pelos seguintes pontos:

  • A – Ponto da abreviatura SIGN;
  • B – Ponta inferior do triângulo do braço esquerdo da cruz;
  • C – Ponto do Bico da esfera;
  • D – Ponto em que encosta na esfera, o traço superior do braço direito da cruz; e
  • E – Ponta inferior do triângulo do braço direito da cruz.
Exemplo de classificação de moeda de 960 réis de 1811 B (Brasil Colônia - D. João Príncipe Regente) no método Prober: 63X147X235X310X351

Classificação para moedas do Reino Unido

O posicionamento do transferidor para moedas do Reino Unido era feito da seguinte forma:

  1. a medição ocorre no ANVERSO;
  2. a linha horizontal do transferidor (0° - 180°) era colocada cobrindo o seguimento que liga os dois últimos frutos (interno e externo) do ramo direito do café e, simultaneamente, o ângulo de 90° passa sobre o ponto depois de PORT.

A partir daí faz-se a leitura angular dos segmentos angulares que partem da origem do eixo cartesiano e passam pelos seguintes pontos:

  • A – 2º fruto interno do ramo direito;
  • B – Ponto final da legenda, depois de REX;
  • C – Primeira pérola do diadema;
  • D – Pedra da folha do centro do diadema; e
  • E – A primeira pérola superior do arco externo direito da coroa.
Exemplo de classificação de moeda de 960 réis de 1820 B (Reino Unido do Brasil - D. João VI) no método Prober: 71X176X177X189X233

O Catálogo de moedas brasileiras de prata foi confeccionado na forma de uma grande tabela onde se pode identificar, primeiramente, o ano, seguido de uma série de dados importantes tais como serrilha, orla, bico, pé, florões, etc., todos tabelados segundo o estabelecido no Manual de Numismática.

Em seguida, nas minúcias, pode-se tirar a prova da variante com a medição acima descrita.

Quanto ao método de Prober, destaca-se que as moedas coloniais são medidas pelo reverso e as do Reino Unido são medidas pelo anverso.

Daí surge um problema logo de início para os que querem todas as variantes de cunho: os cunhos de anverso e reverso são independentes, para classificar perfeitamente seria necessário ampliar o método para os dois lados do cunho.

A classificação de Kurt Prober atendeu perfeitamente aos anseios dos numismatas da época, contudo a medida que a atividade ganhava vulto aumentava a necessidade de uma classificação mais simples que garantisse aos compradores e vendedores de moedas decidirem por uma negociação de forma mais rápida e eficiente.

Método de Luiz Nogueira da Gama Filho

Em 1961, o numismata Luiz Nogueira da Gama Filho publicou o livro Carimbo de Minas – "960", que tinha por objetivo classificar as variantes desta famosa contramarca brasileira, aplicada sobre moedas de 8 reales espanholas.

Nesta obra utilizou-se do método descritivo, o qual se mostrou muito eficiente na identificação dos cunhos de anverso e reverso. Incluiu novos cunhos descobertos depois do trabalho de Prober sobre o assunto, bem como provas e cunhos falsos, dando um passo à frente para a numismática brasileira.

Embora a precisão do método tenha sido satisfatória, ficou claro que ao descrever uma variante, anverso e reverso, algumas destas se repetiam, formando novas combinações e fazendo-se descrições repetidas.

Além disso era necessário criar uma nova classificação para cada combinação que aparecia. A solução foi o que ele chamou de Classificação Racional. Esta se constituía em classificar todos os cunhos de anverso e reverso, de forma independente e apenas publicar a listagem das combinações já encontradas.

Segundo relata, procedeu desta forma por sugestão do numismata Dr. Alceu de Campos Pulpo e publicou esta nova classificação no Boletim da Sociedade Numismática Brasileira nº 19, ano VI, de janeiro de 1964.

Este procedimento simplificou sobremaneira o trabalho de identificação e reduziu consideravelmente a necessidade de descrição de um mesmo cunho diversas vezes, ou seja, toda vez que aparece em outra combinação.

O exemplo de Luis Nogueira da Gama Filho serviu de laboratório para o passo seguinte, pois embora os cunhos do Carimbo de Minas permitissem grande número de combinações (nem todas ocorreram) estes se resumiam a 24 pares (anverso e reverso), embora nem todos tenham sido encontrados. O passo seguinte seria aplicar a classificação racional em todas as variantes de prata.

Método de Renato Berbert de Castro

Neste sentido, em 1970, Renato Berbert de Castro publicou o "Catálogo dos 960 réis da Casa da Moeda da Bahia". Em seu livro utilizou a metodologia descritiva para individualizar cada variante de cunho, e uma tabela iniciando cada data (variantes de anverso X variantes de reverso) com as variantes encontradas.

A classificação foi feita considerando-se cada variante como sendo o conjunto resultante de determinado anverso e reverso. Por exemplo: em 1810, a variante 7 era o conjunto resultante do anverso 2 com o reverso 6.

A ousadia de partir para um método descritivo aplicado a um grande conjunto (215 variantes dos 960 réis B) fez com que alguns lhe dirigissem a crítica de ser por demais minucioso nos detalhes e tornar o método cansativo, dificultando uma rápida identificação.

Por outro lado, a descrição das minúcias é mais rápida e prática do que a medição de Prober e, também, fazem o deleite de numerosos numismatas.

Críticas à parte, o método utilizado por Berbert possibilitou a identificação e catalogação de diversas outras variantes (Prober havia classificado 162 variantes de 960 B) e se mostrou mais prático para as negociações.

Seguindo a ideia do método descritivo, Lupércio Gonçalves Ferreira lançou em 1978 o primeiro volume de sua obra Catálogo Descritivo dos Patacões da Casa da Moeda do Rio, abrangendo 957 variantes das moedas de 960 réis do Período Colonial entre as dez datas estudadas, 1809 – 1818, (incluindo-se 12 variantes de 1816 Série Especial).

Poucos anos depois, em 1981, publicou o segundo volume de sua obra, abrangendo 1145 variantes das moedas do Reino Unido e Império, entre treze datas estudadas de 1818 a 1834.

Em 1986 publicou, ainda, o "Catálogo das 960B", uma versão resumida da obra de Berbert para servir de referência rápida, extremamente útil para negociações. Neste livro também acrescentou algumas novas variantes descobertas depois de 1970.

A classificação de Lupércio Ferreira

Lupércio também investiu grande parte de seu tempo para o estudo dos 640 réis, editando, também em 1986, o "Catálogo Descritivo das Moedas de 640 Réis".

Neste catálogo classificou 726 variantes desde 1695 até 1834, consagrando definitivamente o método descritivo para a classificação das variantes de prata.

A classificação de Lupércio Ferreira foi fixada no anverso da moeda, ou seja, numerou de acordo com os anversos, dando um número e uma letra (1A, 1B, etc.) para o conjunto, de acordo com as variantes de reverso.

Este método de classificação facilita a introdução de novas variantes, pois se encontrando novo anverso ou reverso, estes podem entrar na sequência dos já conhecidos para determinada data.

Por estes serem os trabalhos mais consagrados e que nortearam o meio numismático brasileiro neste campo da numismática, creio que seja oportuno discorrer um pouco mais sobre o assunto para facilitar a introdução dos novos colecionadores à coleção das variantes de prata coloniais e do Reino Unido.

O Método é realmente muito fácil. O problema reside, para o iniciante, no excesso de abreviaturas e conhecimentos básicos de heráldica, os quais pretendo esclarecer.

No início de cada catálogo existem orientações e abreviaturas que ajudam a efetuar uma leitura compreensiva da descrição, portanto vamos nos ater apenas aos pontos que não são muito claros e podem causar dúvidas.

Observando-se o exemplo abaixo referente a variante nº 54 de 1816 (catálogo de Lupércio Ferreira),

                                                        54

ANVERSO: GP (+G) — P — N 6v          6.6 — 3.3 — 6.7      2      2r
Arco EX E: quase alcança a folha inferior da palma;
Arco EX D: tangente à folha superior da palma;
3º e 4º palmas: ligação para a esquerda;
Diadema: traço superior prolongado à esquerda;
16: 1 com o nariz curvo e maior que o do 18;
960: 6 fechado bem embaixo;

54 B - C Polar N: sombra prolonga o extremo D;
Equador: sombra no externo D;
Trópico S: não ultrapassa o Coluro Ex D;
SIGN: N com sombra à D.

A primeira questão que aparece ao novo colecionador é saber se tem na mão um patacão da Casa da Moeda do Rio de Janeiro ou da Bahia quando a letra monetária não é visível, devido falha a na recunhagem ou desgaste.

Para esta questão basta observar-se o reverso, onde os braços da cruz suportam trapézios para a Casa da Moeda do Rio de Janeiro e triângulos para a Casa da Moeda da Bahia. Esta é a regra geral, porém existem exceções, daí existir o "reverso do Rio" em moedas da Bahia!

Detalhe de classificação de 960 réis pelo método de Lupércio Ferreira: o braço da cruz do Rio (esquerda) e da Bahia (direita)

Ao lado da palavra ANVERSO, tem-se a disposição da legenda conforme informado no início do catálogo. Em seguida aparece "6v". Neste caso, o 6 refere-se ao algarismo da data 1816, cujo formato é bem verticalizado. Compare as imagens a seguir:

Detalhe de classificação de 960 réis pelo método de Lupércio Ferreira: 6v

A informação seguinte refere-se à perolagem; a quantidade de perolas segundo suas disposições nos arcos (conforme aparece no índice do livro).

Em seguida, tem-se "2r". Este 2r significa o número de linhas encontradas na base da coroa, que podem ser r (reta) ou c (curva);

Detalhe de classificação de 960 réis pelo método de Lupércio Ferreira: linhas da coroa, 2 retas (esquerda) e 1 curva (direita)

Vejamos outras situações que podem causar dúvidas na classificação:
"Dois vermelhos descem da ponta" e "vermelho longo à esquerda" (960 réis, 1811, 15A): Referente à heráldica, ou ao esmalte vermelho que é representado por linhas verticais, neste exemplo:

Detalhe de classificação de 960 réis pelo método de Lupércio Ferreira: vermelhos (linhas verticais)

"Travessão superior unido à esfera" (960 réis, 1814, 17): Refere-se ao pé da cruz que sustenta a esfera armilar, onde se espera encontrar dois traços (travessões) que dividem as hastes em três porções iguais. Aparecem, também, descrições com um ou outro travessão (inferior e superior) deslocado para esquerda ou para direita.

Detalhe de classificação de 960 réis pelo método de Lupércio Ferreira: travessão do pé da cruz

Conferência a posição da legenda, devemos levar em consideração que está sempre acompanha a orla circular, por isso uma descrição do tipo GP (+G), ou seja, entre G e P, mais para G, poderá causar dúvidas dependendo do ângulo de visada. Neste caso é melhor que se faça uma observação bem na vertical do ponto de referência.

Alguns termos também podem gerar dúvidas como "quase toca", "próximo", "afastado", etc. No entanto, é o ônus do trabalho descritivo!

O trabalho de Luiz Oswaldo Norris Aranha

Ainda sobre o método descritivo deve-se mencionar o trabalho de Luiz Oswaldo Norris Aranha, "Catálogo Descritivo das Moedas de Prata Brasileiras do Primeiro Sistema Monetário, Livro V – 320 Réis".

Não há uma sequência de livros deste numismata, a menção livro V é porque conta com os trabalhos anteriormente descritos como uma sequência lógica para o seu próprio trabalho.

Neste catálogo o autor classificou 360 variantes das moedas de 320 réis, desde 1695 até 1833.

A obra de José Serrano Júnior e Flávio Barbosa Rebouças

Temo cometer uma injustiça se deixasse de tecer algum comentário sobre algumas obras recentes e que somam admiravelmente para o futuro de nossa numismática.

Por isso gostaria de ressaltar a irretocável obra de José Serrano Júnior e Flávio Barbosa Rebouças, Catálogo descritivo dos 960 réis da Casa da Moeda da Bahia, publicada em 2003.

Nesta obra os autores adotaram a ordenação e classificação também pelo anverso, assim facilitando a introdução de novas variantes. Acresce o fato de cada uma das variantes virem acompanhada de suas fotografias de anverso e reverso, facilitando a identificação.

A obra de David André Levy

Outra obra que não podemos deixar de citar é "Os Recunhos de 960 réis" de David André Levy, publicado em 2002.

Este livro inteiramente dedicado ao estudo das variantes de 960 réis, tomando-se por referência a moeda base, ou seja, depende da identificação da moeda que foi utilizada para a recunhagem, seja ela hispano-americanas ou não. Sem dúvida este foi o mais novo ramo de estudo da numismática brasileira, tornando esta obra genuína e inovadora.

Conclusão

Embora se soubesse desde o lançamento dos patacões que estes eram cunhados sobre moedas estrangeiras, por muito tempo os numismatas deixaram esta possibilidade de coleção e classificação de lado para focar a atenção nas variantes de cunho.

A delícia deste tipo de classificação está justamente na busca de traços ainda visíveis da moeda anterior (que não foram totalmente apagados com a batida do novo cunho).

Este tipo de classificação nos leva a estudar e reconhecer aspectos da cunhagem hispano-americana, na sua maioria, mas também de outros países como EUA, Itália, França, Áustria, etc. Dando uma prazerosa complexidade à numismática brasileira.

O trabalho de classificação das variantes de prata não se encerra com as obras descritas, cumpre lembrar que novos trabalhos já surgiram e ainda surgirão no desenvolver da ciência numismática brasileira.

Contudo uma classificação padronizada e oficial para todas as moedas brasileira parece ser um objetivo longe de ser alcançado pois não é tarefa exequível por uma pessoa física, pelo contrário, é uma tarefa que deveria, na minha opinião, ser realizada por uma instituição especializada.

Desta maneira contaria com a colaboração simultânea de muitos especialistas congregados para uma obra única que abrangeria todo o acervo brasileiro e seria utilizada sem barreiras por todos os numismatas, experts ou principiantes.

Uma grande vantagem para o estabelecimento de uma classificação oficial da numária brasileira seria a redução das restrições impostas por direitos autorais. Isto possibilitaria uma ampla divulgação da mesma e o consequente aumento do interesse do público alvo, o numismata brasileiro.

Muito da falta de interesse dos novos colecionadores se dá pela falta de material de consulta adequado, pela escassez dos mesmos no mercado devido a publicações de tiragens extremamente pequenas e caras.

Veja-se, por exemplo, se um numismata quiser publicar um álbum fotográfico de variantes de prata de um determinado período, para facilitar a sua identificação, qual seria a classificação utilizada? Uma classificação de um determinado autor, ou outro? Uma nova classificação? Cada um que publicar sobre o assunto fará uma nova classificação? Onde estará a continuidade?

Neste aspecto, creio que não seria nenhum absurdo se uma instituição ou uma associação de instituições numismáticas assumissem o ônus de uma classificação oficial da numária brasileira com todas as suas possíveis variantes.

NOTAS

[1] Nomenclatura introduzida por Lupércio. Berbert chama de escudo menor.

REFERÊNCIAS
ARANHA, Luiz Oswaldo Norris, Catálogo descritivo das moedas de prata brasileiras do primeiro sistema monetário – Livro V – 320 réis. Ed. J. Anesi: Rio de Janeiro, 2000.

BERBERT (DE CASTRO), Renato. Catálogo dos 960 Réis da Casa da Moeda da Bahia. Ed. Mensageiro da Fé: Salvador, 1970.

FERREIRA, Lupércio. Catálogo do Patacões da Casa da Moeda do Rio. Vol. 1 e 2, Tipografia Marista: Recife, 1978 e 1981.

FERREIRA, Lupércio. Catálogo Descritivo das Moedas de 640 Réis. Ind. Gráfica Barreto LTDA: São Paulo,1986.

FERREIRA, Lupércio. Catálogo das 960 B. Cia. Editora de Pernambuco: Recife,1986.

GAMA FILHO, Luiz Nogueira da. Carimbo de Minas, "960". Rio de Janeiro, 1961.

LEVY, David André. Os recunhos de 960 réis. São Paulo, 2002.

PROBER, Kurt. Manual de Numismática. Monografia numismática Vol. I. Rio de Janeiro.1944.

PROBER, Kurt. Catálogo das Moedas Brasileiras de Prata. 1947.

SERRANO Jr, José; REBOUÇAS, Flávio Barbosa. Catálogo descritivo dos 960 réis da Casa da Moeda da Bahia. 2003.

SOCIEDADE NUMISMÁTICA BRASILEIRA, Boletim nº 19, Ano VI, São Paulo, 1964.

SOCIEDADE NUMISMÁTICA DO CEARENSE, Revista Numária.