Se você tem dúvidas de como colecionar selos ou quer iniciar uma coleção de selos da maneira correta, leia esse guia prático que encontramos e adaptamos para você.

Para iniciar, saiba que a filatelia é o estudo e a arte de colecionar selos postais e materiais relacionados, uma área do colecionismo muito interessante, que agrega muito conhecimento e pode ser um passatempo bastante gratificante.

Não exige nenhum tipo de habilidade específica, muito embora a capacidade investigativa, curiosidade e algum investimento financeiro seja necessário.

Um iniciante na filatelia pode facilmente juntar vários selos em um belo álbum, ou mesmo um colecionador avançado pode passar horas em um estudo detalhado de um único, encantado com cada aspecto do selo.

O objetivo deste hobby é selecionar os melhores selos para compor uma coleção, que pode ser geral ou temática.

Veja nos tópicos abaixo como começar sua coleção de selos!

1. Consiga alguns selos

Como colecionar selos: consiga alguns selos - imagem do WikiHow

Comece com fontes fáceis, ou seja, os correios, as lojas de hobbies e é claro: suas cartas. Você encontrará centenas de diferentes selos usados​​, excelentes para iniciar a sua nova coleção.

Procure por lojas na internet e descubra as melhores pechinchas. Na fase inicial da coleção a variedade é um elemento importante, então priorize compras de lotes de selos que tenham uma boa variedade.

Lotes com diferentes tipos de selos estão disponíveis no mercado e são muito baratos (muitas vezes vendidos por quilo, inclusive).

Porém, e isso não é raro de acontecer, eles possuem uma boa quantidade de selos comuns, em grande parte repetidos, que não agregarão muito valor à sua coleção, mas isso é o seu início de coleção, então é assim mesmo.

Depois que for adquirindo mais experiência, conseguirá selos mais raros e valiosos e terá a experiência necessária para identificar esses selos raros a preços mais baixos.

2. Adquira pinças para filatelia

Como colecionar selos: adquira pinças para filatelia - imagem do WikiHow

Essas ferramentas são frequentemente chamadas de pinças porque são parecidas com pinças. A diferença delas para uma pinça comum é que são mais fortes (suportam mais pressão) e possuem uma ponta diferente.

A ponta dessas pinças são lisas, finas e não enrugadas, o que ajuda a evitar danos nos selos se você apertar demais, além de tornar mais fácil o deslizamento da ponta sobre uma superfície onde o selo esteja para pegá-lo.

O peso e o comprimento dessas ferramentas variam muito, por isso é importante que você escolha a que for mais conveniente para você manusear.

Atenção: Evite as pinças que possuem pontas que são afiadas, pois quando você estiver trabalhando com os selos, principalmente os mais frágeis e antigos, com essas pinças há sempre um risco maior de que você acidentalmente furar ou rasgar o precioso selo de sua coleção.

Como colecionar selos: evite pinças pontudas - imagem do WikiHow

Além de proteger seus selos de danos físicos quando pegá-los, as pinças também evitarão os danos causados ​​por qualquer umidade ou suor que normalmente está nos seus dedos e que são muito prejudiciais ao selo, principalmente o suor, que possui ácido.

Então, sempre que for manipular seus selos, use as pinças. Quando for adicionar ou remover selos de um livro, sempre será mais fácil se você usar uma dessas pinças.

3. Comece a classificação

Como colecionar selos: comece a classificação - imagem do WikiHow

Não importa como ou com que critério você faz isso, afinal de contas, a coleção é sua, não é mesmo? A melhor maneira é sempre a mais conveniente para você. Porém, classificar por país é uma das formas mais comuns de se fazer isso.

Conhecer o país que produziu o selo vai ser útil mais tarde, quando você estiver procurando por mais informações sobre as origens do selo.

Outro benefício de conhecer os selos de determinado país é que sempre há um certo padrão de peças produzidas por cada país e você começará a familiarizar-se com esses padrões e reconhecer o país do selo pelo padrão.

Outra forma popular de organizar uma coleção de selos é pelo objeto ou motivo representado no selo. Nesses casos, a coleção é chamada de "coleções temáticas".

Como colecionar selos: escolha um tema para colecionar - imagem do WikiHow

Há uma grande variedade de temas e motivos que podem ser considerados no processo de classificação, por exemplo, borboletas, esportes, pessoas famosas, folclore, carros, aviões, telecomunicações, etc. Muitos países levam isso em conta no processo de desenvolvimento de seus selos.

Alguns colecionadores também optam por classificar sua coleção por cor ou forma do selo, mas como eu disse acima, não há regras, você pode deixar sua imaginação correr solta e fazer categorizações únicas para sua própria coleção.

4. Armazene seus selos

Como colecionar selos: armazene seus selos corretamente - imagem do WikiHow

Depois de ter espalhado seus selos na mesa do jantar, separado em conjuntos ou pilhas de acordo com o tema escolhido e de ter ouvido reclamações de toda a família por conta disto (isso é normal, depois você vai escolher seu cantinho do selo e ficar mais tranquilo), você precisa agora de um lugar para armazena-los sem perder todo o trabalho de classificação.

Uma solução rápida é usar envelopes: onde você vai identificar o tema ou conteúdo e guardar os selos dentro. O problema óbvio do envelope é que você não conseguirá ver todos os selos sem que tenha que esvaziar o envelope, espalhar tudo e manusear selo a selo.

Bom, agora é mais do que hora então de você investir um pouco de dinheiro em um "classificador de selos" ou um "álbum de selos", onde sua coleção ficará mais apresentável e será mais fácil de mostrar para todos os que reclamaram da bagunça da catalogação.

5. Escolha seu tipo de classificador ou álbum de selos

Como colecionar selos: escolha um tipo de classificador ou álbum de selos - imagem do WikiHow

Esses materiais filatélicos são encontrados em diferentes formatos, com folhas grandes ligadas ou soltas e em vários tamanhos de página.

Se você preferir a alternativa do álbum com folhas soltas, opte por páginas que sejam perfuradas na margem esquerda para a inserção delas em um fichário padrão.

Outros formatos de perfuração também estão disponíveis, mas algumas pastas podem ser difíceis de encontrar e mais caras.

As páginas/folhas dos classificadores de selos ou álbuns de selos, são feitas de papelão leve, com tiras de plástico transparente (um ótimo recurso para preservar os selos).

As lâminas de plástico são presas ao papelão nas duas extremidades e coladas na borda inferior para criar um bolso amplo de proteção para os selos. O suporte de papelão para as folhas pode ser branco ou preto.

As folhas pretas tendem a ser de melhor qualidade e deixam a coleção mais bonita, porque os selos, que na maioria das vezes são impressos em papel branco, destacam-se melhor no fundo preto. Mas esses benefícios tornam essas folhas um pouco mais caras.

6. Troque selos

Como colecionar selos: troque selos para aumentar sua coleção - imagem do WikiHow

Quando você tiver selos repetidos ou de países que não te interessam ou até mesmo de temas não fazem parte de seu estio de coleção, você pode fazer algo melhor do que apenas colocá-los no lixo.

Comece perguntando às pessoas da escola, colegas de trabalho e até mesmo membros de sua família se eles colecionam selos: descubra outros colecionadores de selos ou quem tenha interesse em iniciar uma coleção que você conseguirá trocar ou doar os selos que estão sobrando na sua coleção.

Essa prática é uma grande oportunidade para aumentar sua coleção e - ao mesmo tempo - se livrar dos selos indesejados. Essa fase é mais interessante para aqueles que não conhecem os valores filatélicos dos selos, que não sabem o valor que um selo pode alcançar no mercado e, assim, facilita a troca de 1 para 1.

Uma exceção à regra de um para um seria a condição de raridade de um determinado selo, ou mesmo o fato dele estar danificado ou velho demais ao ponto da ilegibilidade.

Veja caso a caso, quando um selo vale por dois ou mesmo por três outros selos. Chegar na fase de saber se um selo vale por 2, 3 ou até 20 é um dos maiores prazeres da filatelia: exercite o conhecimento e aproveite!

7. Leia livros sobre filatelia

Como colecionar selos: estude, leia livros sobre filatelia e conheça a história dos seus selos - imagem do WikiHow

Falando em conhecimento, não existe filatelista se não houver estudo. Então, a melhor maneira de aprender o máximo possível sobre colecionar selos e chegar ao nível de dizer que é um filatelista, é estudar ávidamente todo material escrito sobre o tema.

A maioria das bibliotecas ou colecionadores um pouco mais experientes terão um ou vários livros sobre filatelia.

Busque informações também na internet, sempre que um selo é lançado, os Correios lança um edital de publicação com informações sobre o selo, como ele foi concebido, quais as informações do tema do selo e informações técnicas sobre o mesmo.

8. Use as ferramentas corretas

Tudo que o ser humano faz é necessário o uso de ferramentas para ser bem feito, a coleção de selos não é diferente. Você vai precisar de algumas ferramentas para manter uma coleção de selos bonita e valorizada e para aprender mais sobre seus selos.

Lupas

Como colecionar selos: use lupas para conhecer o universo de cada selo - imagem do WikiHow

Como alguns dos desenhos dos selos só diferem muitas vezes por uma linha ou um ponto, as lupas são provavelmente a ferramenta mais valiosa do colecionador de selos.

Elas variam muito em tamanho, amplificação e tipo, além de muitas terem características de conforto extra, como luzes embutidas e suportes de mesa.

Como colecionar selos: lupas vão te ajudar a identificar variantes nos selos - imagem do WikiHow

Os selos mais antigos são muitas vezes os mais difíceis para distinguir detalhes, uma vez que muitos tem o mesmo projeto de tema, mas duas ou mais emissões diferentes.

Tesoura

Para recortar os fragmentos das cartas contendo os selos.

Bacia plástica

Com água morna, no qual deverão ser mergulhados os fragmentos contendo os selos, até que os mesmos se descolem sozinhos.

Livro de secagem

Nele, você irá colocar os selos para que sequem após descolarem dos fragmentos. Pode ser também um papel-toalha dentro de um livro bem pesado.

Outros materiais

Envelopes, gaveteiros, álbuns, etc., tudo isso uma hora ou outra será necessário durante suas organizações da coleção de selos.

9. Saiba os valores e a raridade de seus selos

Como colecionar selos: aprenda sobre os valores e raridades dos selos - imagem do WikiHow

Depois de uma pesquisa e de estar habituado com o estado de conservação dos seus selos, você terá a ideia dos valores e da raridade dos mesmos, sendo mais fácil determinar o preço de cada um.

Existem livros ilustrados com selos organizadas por ano e que dão um valor de mercado atual para uma determinada tiragem: esses livros chamam-se catálogos e são úteis uma base de valor na hora da negociação.

Os catálogos e valores alcançados em vendas na internet, servirão de guias auxiliares para você na hora de vender ou comprar algum selo.

Mas não tome-os como regra, porque os valores ali descritos foram estimados de acordo com os valores das negociações realizadas e disponíveis no momento da edição do livro. Aqui, o bom e velho valor de mercado é a melhor base.

Os catálogos mais reconhecidos internacionalmente são: Scott, Stanley Gibbons, Michel e Yvert et Tellier.

10. Consiga novos selos

Como colecionar selos: consiga novos selos - imagem do WikiHow

Visite sempre a agência dos Correios mais próxima de você. Se você possui amigos que vivem no exterior, peça a eles para que enviem selos daquele país.

Para aumentar o valor de sua coleção, aprenda mais sobre os selos e ao longo do tempo comece a investir em selos mais raros e valiosos.

11. Junte-se um clube de colecionadores

Como colecionar selos: junte-se a um clube de colecionadores/filatelistas - imagem do WikiHow

Junte-se um clube ou associação de colecionadores de selos, ou um grupo de discussão on-line, ou a um grupo de Whatsapp.

Filatelistas experientes muitas vezes se encontram em algum local para compartilhar dicas e selos. Ao aderir a um clube, você também pode se beneficiar com a amizade de novos e experientes companheiros filatelistas.

12. Dica extra

Avise todo mundo que você está coletando selos! Deixe os amigos e família saberem que você está louco por receber cartas (pois eventualmente elas terão bons selos à sua coleção).

Pode ser que a sua Tia Cotinha tenha uma velha coleção de selos empoeirada guardada no armário, hein, já pensou?

Muitas cidades e Associações/clubes de colecionadores realizam encontros mensais ou anuais de selos, ótimos lugares para comprar e trocar selos. Procure por uma associação/clube perto de você.

Seja persistente. Se no início você não conseguir obter o selo de seus sonhos ou uma coleção repleta de belos selos, continue na caminhada.

Lembre-se dos muitos benefícios de se colecionar selos a longo prazo!

Aviso importante

Para muitos, colecionar selos é um estilo de vida competitivo, sendo abordado como um negócio como qualquer outro.

Devido a isso, você deve sempre levar em consideração a possibilidade de que a pessoa com quem você está negociando pode estar tentando te enganar, fique esperto!

Fonte:
Artigo original: "How to collect stamps" do WikiHow. Reprodução e modificações autorizadas pela licença do Creative Commons;

Esta licença permite que o conteúdo do wikiHow seja usado livremente por qualquer organização ou pessoa para fins não comerciais. Permitir a reprodução livre de nosso conteúdo ajuda a cumprir a missão do wikiHow, ao oferecer nossas instruções para os problemas do dia-a-dia para cada vez mais pessoas gratuitamente.