As diferenças entre moedas Proof, Uncirculated e Bullion são frequentes no meio dos colecionadores e muitas vezes uma moeda com acabamento Brilliant Uncirculated e até algumas bullion flor de cunho são oferecidas como Proof.

Para acabar de vez com essas dúvidas, transcrevi e traduzi o áudio do vídeo "Whats the difference between Proof, Brilliant Uncirculated and Bullion coins?" da The Royal Mint para o Português.

O vídeo original pode ser conferido abaixo, espero que goste do artigo.

O chefe dos gravadores

Gordon Summers: chefe dos gravadores na The Royal Mint

Meu nome é Gordon Summers, sou o chefe dos gravadores e eu estou no The Royal Mint por cerca de 20 anos.

Na Royal Mint, produzimos três tipos de acabamentos para moedas comemorativas: Bullion, Brilliant Uncirculated e nosso acabamento de alta qualidade, Proof.

Estes são processos que foram aperfeiçoados e desenvolvidos por certa de mil anos ou mais no The Royal Mint.

Nosso foco é realmente produzir a moeda da mais alta qualidade, não importa qual seja o acabamento, sempre aplicamos muito artesanato, habilidade e conhecimento em cada design e em cada moeda.

É difícil realmente entender o nível de cuidado que entra no nosso processo, é um processo demorado para qualquer acabamento final que produzamos.

Usamos muito tempo e cuidado no estágio de design e desenvolvimento para moedas Bullion, Brilliant Uncirculated e Proof, mas o que realmente diferencia cada uma é a qualidade do acabamento na moeda final.

Bullion está relacionado a produção de muitas moedas de forma eficiente.

As moedas Brilliant Uncirculated possuem uma qualidade realmente superior às nossas moedas de circulação, devido a um acabamento extra e mais manuseio em termos de polimento e acabamento.

E logo no topo da nossa qualidade está a moeda de Proof. Onde gastamos muito mais tempo, tanto nas ferramentas e na cunhagem para nos certificar de que produzimos a moeda da mais alta qualidade que poderíamos fazer.

O mestre de ferramentas

Tony Milsom: mestre de ferramentas na The Royal Mint

Eu sou Tony Milsom, sou um mestre de ferramentas e tenho trabalhado no The Royal Mint por 18 anos.

Não importa qual seja o acabamento final é nosso trabalho garantir que as matrizes (cunho) estejam afiadas e precisas para dar à moeda um acabamento final o mais próximo possível do projeto original.

Para o acabamento Proof, vamos gastar mais tempo nas ferramentas do que nos outros acabamentos, muitas vezes trabalhando em um relevo mais profundo para permitir material extra para o polimento adicional de Proof.

Eu só estou afiando as bordas do material; consegue perceber como a borda é um pouco arredondada?

Bem, aqui é onde nós damos um pequeno "tap tap" para torná-lo perfeitamente afiado.

Após cada estágio do ferramental, eu inspeciono pessoalmente a peça (cunho) e certifico-me de que o padrão de qualidade foi mantido.

Nossos mestres de ferramentas são do mais alto padrão de qualidade, não importa qual seja o acabamento final.

O polidor sênior

David Woodward: Polidor sênior na The Royal Ming

Meu nome é David Woodward, eu sou o polidor sênior e estou no The Royal Mint há 38 anos.

Nós polimos as matrizes (cunho) que usamos para cunhar as moedas para garantir a melhor qualidade de acabamento final nas moedas.

Para as moedas Bullion, as matrizes são finalizadas por uma máquina de polimento.

Os cunhos de moedas Brilliant Uncirculated e Proof são finalizados manualmente.

Nós usamos seis níveis de pasta de diamantes e diferentes madeiras, de Cerejas a Balsa para dar às matrizes um acabamento espelhado perfeito.

O acabamento Proof tem um estágio extra. O acabamento espelhado é protegido com fita adesiva, usamos areia fina e um jato de micro esferas de vidro na superfície para adicionar o efeito de geada.

Pode levar várias horas para terminar cada matriz Proof que será usado para criar de trezentas a quatrocentas moedas antes de ser polido novamente.

O Die Setter

Paul Barrington: Die Setter na The Royal Mint

Meu nome é Paul Barrington, sou um Setter no The Royal Mint e eu tenho trabalhado aqui por 11 anos.

Setter é o profissional responsável por configurar o cunho na prensa e monitorar a cunhagem das moedas. É o responsável por termos em nossas mãos as moeda com erros de cunhagem como reverso invertido;

Os discos para moedas Brilliant Uncirculated e Bullion são alimentados pela própria máquina.

Moedas Bullion são cunhadas uma vez e produzimos até 250 por hora.

Moedas Brilliant Uncirculated são cunhadas duas vezes e as verificadas regularmente, então só produzimos cerca de 100 moedas por hora.

Já as moedas de Proof, cada disco em branco é manuseado individualmente e colocado manualmente na prensa. Nós limpamos as matrizes com ar antes de cada cunhagem para garantir o máximo de detalhes.

Elas são atingidas até seis vezes usando menos pressão para preservar os detalhes da obra de arte.

Com cuidados e atenção extra, só produziremos cerca de 50 moedas de Proof por hora.

A moeda de Proof é capaz de fornecer mais detalhes, relevo mais claro e uma superfície mais suave e mais fina, apresentando o melhor do design original.

Cada moeda é verificada quando saem da prensa, para termos certeza de que tudo está perfeito: o alinhamento, o diâmetro e a qualidade da moeda.

Qual escolher

Se você estiver interessado em comprar moedas de ouro apenas pelo valor do ouro, então nós recomendamos que você vá para o Bullion.

Se você quer algo que é de uma qualidade superior, mas disponível para mais pessoas: o Brilliant Uncirculated.

Mas se o seu foco é ter a mais alta qualidade, o mais artesanal, certamente a moeda Proof seria a única para você.

Fonte:
The Royal Mint: Striking Standards