Lançado no 11º Encontro Nacional de Colecionadores da Associação Filatélica e Numismática de Brasília (AFNB) no dia 09 de novembro de 2018, o livro É Dinheiro de Paulo Amauri de Oliveira Mello é uma daquelas literaturas indispensáveis para os numismatas.

O livro apresenta uma analogia sucinta e bem ilustrada entre o dinheiro oficial, o dinheiro social, o dinheiro particular, o dinheiro virtual e os vales.

Esses diversos meios de pagamento que convivemos nosso dia-a-dia e que muitas vezes tratamos como coisas separadas, estão muito bem inter-relacionados nessa obra única publicada pela Editora Completei.

Livro É Dinheiro de Paulo Amauri de Oliveira Mello, publicado em 2018 pela Editora Completei

É Dinheiro vai agradar os tanto estudiosos numismatas que procuram informações verdadeiras e bem estruturadas quanto aqueles que gostam de ver imagens de qualidade e coloridas, fruto da ótima diagramação empregada no livro.

Agora, vamos entender um pouco sobre o que você encontrará no livro.

Estrutura do livro

Para cada moeda apresentada no livro, são apresentadas informações como o nome, símbolo, características, moedas divisionárias, vigência, garantia, emissores, fabricantes, materiais, quantidades, meio circulante, local de circulação, principais funções e formas de aquisição da moeda.

São apresentadas os seguintes tipos de moeda no livro:

  • Moeda oficial;
  • Moeda social;
  • Moeda particular;
  • Moeda virtual; e
  • Vales.

Moeda oficial

Neste capítulo, o autor apresenta todos os detalhes do Real, a moeda oficial do Brasil vigente desde 1º de julho de 1994.

Em imagens coloridas, o leitor pode conhecer todas as emissões do real, tanto em moedas quanto em cédulas.

Moeda social

Você sabia que em alguns locais do Ceará você pode fazer compras com 5 Palmas? E que em Iporá-GO, circula uma moeda chamada Pequi, nome também de um fruto típico do Cerrado Goiano? Mas que a Atitude é moeda de troca em Brasília você não sabia!

Esses são alguns exemplos das mais de trinta moedas sociais apresentadas no livro, algumas tão bem estruturadas que possuem até cartão de crédito e aplicativo bancário.

Moeda particular

Algumas moedas são emitidas para fins particulares, já abordamos parte desse vasto assunto numismático no blog da Collectprime com a publicação dos carimbos particulares.

Mas as moedas particulares evoluíram desde então e Paulo Amauri as apresenta de uma forma totalmente inédita, de forma que alguns itens antes não considerados como moeda, podem o ser a partir dessa análise, aumentando o seu espectro colecionável.

Moeda virtual

As moedas virtuais é assunto atual e presente em vários noticiários do dia-a-dia, mas é a primeira vez que as vemos sendo analisadas em uma obra numismática.

De forma ilustrativa e de fácil compreensão, as principais moedas virtuais são apresentadas no livro, mostrando que são formas de pagamento e devem ser conhecidas pelos numismatas.

Vales

Quem nunca pegou ou utilizou um vale? Essa forma popular de garantia monetária não ficou de fora e podemos ver vários exemplos de vales e cartões de fidelidade no livro.

Onde comprar?

Ficou interessado no livro? Eu já garanti o meu, gostei muito de estudá-lo e aprender sobre os meios de pagamento do Brasil.

Você pode comprar o seu exemplar pelo Mercado Livre clicando aqui ou entrando em contato com a Numismática e Editora Completei pelo e-mail editoracompletei@gmail.com e Whatsapp (11) 95415-6671