Nesse artigo respondemos às perguntas frequentes feitas por usuários vendedores ou interessados em vender no Marketplace do Collectgram.

Se você é comprador, temos um FAQ só para você:

FAQ Marketplace - Perguntas frequentes para compradores
Tire todas suas dúvidas de comprador do Marketplace Collectgram. Respostas às perguntas mais frequentes dos nossos colecionadores compradores.

Quanto eu pago para anunciar no marketplace?

Uma vez que seu cadastro de vendedor é aprovado, você não paga para anunciar no Marketplace Collectgram, pode anunciar quantos produtos quiser.

Porém, para cada produto vendido, a Collectgram desconta um percentual, de acordo com o tipo de anúncio, que é utilizado para cobrir as taxas do gateway de pagamento, taxas do cartão de crédito, taxas do sistema antifraude e cobrir o valor do serviço de anúncio prestado pela Collectgram.

Por enquanto, a Collectgram ainda está descontando um percentual promocional de lançamento de 11% sobre o valor dos produtos vendidos. Não cobramos taxas sobre o frete pago pelo cliente.

Essa taxa promocional poderá ser alterada a qualquer momento e, quando for alterada, estará descrita na tela de cadastro de anúncio.

Vendi um produto, quando vou receber o valor?

Todos os pagamentos realizados dentro dos sistemas da Collectgram são capturados e processados por empresa idônea e especializada em meios de pagamentos.

Fazemos dessa forma para dar mais segurança aos compradores, vendedores e usuários que assinam serviços dentro da plataforma, uma vez que essas empresas já atuam mais tempo no mercado de pagamentos e possuem infraestrutura adequada para processamento de volumes financeiros.

Assim, visando a redução de fraudes, possíveis estornos e para o cumprimento de normas do meio de pagamento brasileiro, dependendo da forma de pagamento escolhida e usada pelo usuário comprador e/ou assinante na transação (boleto bancário, crédito à vista ou crédito parcelado), os prazos de liquidação, ou seja, de liberação de valores das vendas para o vendedor, podem variar conforme abaixo:

  • Boleto bancário: até 2 dias úteis após o pagamento pelo usuário comprador;
  • Crédito à vista: 29 dias corridos + 2 dias úteis após o pagamento;
  • Crédito parcelado (2 a 12 parcelas):
         - 1ª parcela: 29 dias corridos + 2 dias úteis;
         - 2ª parcela: 59 dias corridos + 2 dias úteis;
         - 3ª parcela: 89 dias corridos + 2 dias úteis e assim sucessivamente.

É válido ressaltar que essa contagem dispensa feriados, ou seja, eles não contam.

O usuário vendedor fica ciente que será descontado dos valores de cada transação o percentual correspondente aos serviços de anúncio prestados pela Collectgram, com exceção do valor de frete que não serão descontados.

Posso negociar com várias contas?

Por segurança, você não pode negociar com diferentes contas. Caso seja detectado que você possui mais de uma conta de usuário, sua conta será suspensa.

Nosso objetivo é manter uma comunidade segura, na qual você possa negociar com confiança. O seu apelido é a sua identidade e a sua trajetória no site é o reflexo da sua reputação.

Se tiver dúvidas, revise os Termos e condições gerais.

E se eu descumprir o compromisso venda?

Todas os anúncios feitos no Collectgram são sérios, por isso cada vez que um usuário anuncia um produto, ele assume um compromisso indissolúvel.

O seu anúncio deve respeitar as políticas do Collectgram. É fundamental que as informações sobre a descrição do seu produto, quantidade e preço sejam transmitidas de forma clara e correta.

Qualquer usuário vendedor que tenha uma porcentagem de vendas canceladas igual ou superior a 2,5% do total de ofertas de compra recebidas em um prazo renovável de 30 dias, pode ser advertido, suspenso e/ou ter sua conta inabilitada pelo Collectgram e não poderá continuar operando no site.

Leve em consideração que a sua relação com o comprador pode configurar uma relação de consumo, de acordo com as definições do Código de Defesa do Consumidor e, se assim for, como consumidor o comprador tem direito de exigir a reparação do produto em até 30 dias, após o que pode exigir, alternativamente e a sua escolha, o abatimento proporcional do preço, a troca do produto por outro equivalente ou a devolução do pagamento. Além disso, também pode solicitar a intervenção dos órgãos de Defesa do Consumidor para solucionar o caso.

Lembrando que o Collectgram não é o proprietário dos produtos anunciados no site, não os armazena e nem os oferece para a venda. O Collectgram é uma ferramenta através da qual os vendedores tornam pública a oferta e só armazena o conteúdo do anúncio, não participando, assim, do estabelecimento das condições da negociação.

Como solicito o cancelamento da minha conta?

Para cancelar sua conta do Collectgram, envie um e-mail para "contact@collectgram.com" usando o mesmo e-mail que você utiliza para fazer login no Collectgram, com o assunto "Cancelamento de conta".

Se você for um usuário vendedor, é preciso estar em dia com os envios de produtos e se for um usuário comprador, é preciso estar em dia com os pagamentos de produtos adquiridos.

Como solicito a ativação da minha conta?

A ativação de contas no Collectgram é feita através de link de ativação enviado para o e-mail que você usou durante o cadastro. Caso ainda não tenha ativado sua conta, uma barra informativa ficará visível em todas as telas que você acessar do Collectgram, contendo um link para solicitar reenvio de e-mail de ativação.

Você não conseguirá gerenciar coleção, comprar ou vender enquanto não realizar o procedimento de ativação de sua conta.

O que acontece se usar linguagem inapropriada?

O objetivo do Collectgram é manter uma comunidade segura e cordial. O respeito entre os integrantes é uma condição necessária para o seu desenvolvimento. Por essa razão, não é permitido o uso de linguagem rude, insultante e inadequada.

Qualquer usuário que use esse tipo de linguagem inadequada, tanto na página do produto quanto nas perguntas e respostas ao vendedor, fóruns, entre outros, poderá ser suspenso temporariamente ou definitivamente.

E se eu usar técnicas proibidas?

No Collectgram nós acreditamos que as regras claras ajudam a manter uma comunidade segura e dinâmica. Por esse motivo, se um usuário utiliza por diversas vezes técnicas de anúncios proibidas, o Collectgram poderá suspender o usuário para negociar no site.

Sou menor de idade, posso comprar ou vender?

No Collectgram trabalhamos para manter uma comunidade segura em que os usuários possam negociar com confiança. Por isso, somente as pessoas que tenham capacidade legal de contratar podem negociar no site.

Infelizmente, os menores de idade não têm essa condição, já que, de acordo com as leis vigentes, não estão autorizados a responder por transações comerciais. Se for encontrada alguma conta cadastrada em nome de um menor de idade, ela será suspensa para negociar dentro do site.

Cadastrei um e-mail errado, e agora?

No Collectgram trabalhamos para manter uma comunidade segura, na qual os usuários possam negociar com confiança.

Se uma pessoa não consegue acessar a caixa postal de determinado e-mail, hão há outras formas de verificar se aquele e-mail é daquela pessoa.

Então, quando o e-mail de um usuário encontra-se com problemas para receber as mensagens que são enviadas pelo Collectgram.com, a conta do usuário poderá ser suspensa.

Quais são as limitações para usuários suspensos negociar no Collectgram?

No Collectgram trabalhamos para manter uma comunidade segura, na qual os usuários possam negociar com confiança. Por essa razão, quando um usuário é suspenso não é possível anunciar, comprar ou ofertar produtos e nem gerenciar coleções.

Enquanto durar essa situação, o usuário não poderá vender e nem fazer novos anúncios. Os seus anúncios serão cancelados. O usuário poderá recadastrá-los no final da suspensão, acessando Vendas > Anúncios > Rascunhos.

Posso colocar dados falsos no cadastro?

No Collectgram trabalhamos para manter uma comunidade segura, na qual os usuários possam negociar com confiança. Nosso objetivo é que somente pertença à comunidade aqueles que tenham informado os seus dados que sejam comprováveis acerca da sua identidade.

Todo cadastro que não conter dados verdadeiros e comprovados, poderá ser suspenso para negociar no site até que nos envie uma prova válida de sua identidade. Se o cadastro estiver nessa situação, você não poderá iniciar transações pelo Collectgram.

Por outro lado, é recomendável que, para ser um usuário vendedor ativo no marketplace, o usuário finalize por completo o onboarding de vendedor e tenha seu cadastro validado.

Eventualmente, o usuário poderá ser suspenso para negociar no site se o Collectgram tomar conhecimento de que os documentos oferecidos ou telefone cadastrado são falsos.

Posso anunciar produtos proibidos?

No Collectgram trabalhamos para manter uma comunidade segura, na qual os usuários possam negociar com confiança. Caso um usuário anuncie uma ou mais vezes produtos que tenham a sua comercialização proibida pelos nossos Termos e condições, o Collectgram poderá suspender a sua conta permanentemente para negociar no site.