Este magnífico exemplar de moeda, cunhada e gravada pelas mãos do mestre Pedro Pinto Balsemão em moedas de prata de lei de 2000 réis da república, com acabamento do tipo banho de prata velha, foi concebida e idealizada originalmente para comemorar a fusão da Sociedade Goiana de Numismática (SGN) com a Associação Filatélica de Goiás, no ano de 2010.

Entretanto, por problemas burocráticos, a referida união jamais foi concretizada. Não que faltassem vontade política e deliberação da maioria dos sócios de ambas as entidades, mas tão somente pelos entraves burocráticos enfrentados perante a Serventia Extrajudicial que a nova sociedade surgisse.

Medalha de prata limitada número 20 de 50 cunhadas para comemorar a fusão da Sociedade Goiana de Numismática e Associação Filatélica de Goiás

Apesar da referida Sociedade Filatélica e Numismática do Estado de Goiás nunca ter tido existência legal, o sócio fundador da SGN, Dr. Wilson Honorato Rodrigues, patrocinando a pretensa fusão, fez cunhar a presente medalha em número de 50 (cinquenta) peças devidamente numeradas, arcando com as despesas materiais da gravação e cunhagem, o que onerou as já minguadas reservas da Sociedade Goiana de Numismática, uma vez que o objetivo da medida era a venda das referidas medalhas aos sócios e não sócios e, com os recursos obtidos, adquirir um imóvel para a sua sede.

Como a fusão não prosperou, decidiram os associados da Sociedade Goiana de Numismática, na tentativa de minimizar os custos arcados e ainda não pagos, alienar aos sócios da SGN e aos demais numismatas brasileiros as referidas medalhas.

Fica esclarecido que a medalha de prata não é comercializada para comemorar a criação de uma sociedade que efetivamente nunca existiu, mas tão somente viria a engrandecer o colecionismo nacional.

Para cada peça numerada de 01 a 50, acompanha um certificado comprobatório com este histórico e que certamente somente virá a enriquecer ainda mais as coleções de nossos numismatas pela sua beleza e esmero de cunhagem.

A fim de garantir a raridade das medalhas, o par de cunhos das mesmas foi descaracterizado pela Sociedade Goiana de Numismática, conforme fotos abaixo:

Par de cunhos descaracterizados