Para coroar os 325 anos da Casa da Moeda do Brasil e marcar as comemorações pela passagem desses 325 anos de história, a CMB firmou parceria com a empresa F.D'GOLD – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda., e está lançando uma medalha de ouro ativo financeiro, o que é permitido pela Lei 7.766/89, com edição limitada a 325 unidades.

Medalha de ouro comemorativa aos 325 anos da Casa da Moeda do Brasil

Utilizando ouro puro 999, com a característica de ativo financeiro, a peça une a experiência de duas empresas de grande relevância em seus respectivos ramos de atividade, a F.D'Gold e a Casa da Moeda do Brasil.

O 325º Ano de Fundação da Casa da Moeda do Brasil marca a trajetória de uma empresa que atravessou o tempo como personagem da história do Brasil.

Informações técnicas

A medalha possui emissão limitada a 325 unidades, uma para cada no da Casa da Moeda, possui certificado de autenticidade que expressa os seguintes dizeres:

CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE A Casa da Moeda do Brasil certifica haver cunhado – em número limitado – a Medalha de Ouro Ativo Financeiro comemorativa aos 325 anos da Casa da Moeda do Brasil, tendo sido o cunho descaracterizado após a cunhagem da última medalha.
Informações técnicas da medalha dos 325 anos da Casa da Moeda do Brasil
Ref. CMB 803633
Tipo Medalha
Material Ouro
Diâmetro 22 mm
Peso ¼ Oz -0 +0,04g
Título 999
Criação Érika Takeyama
Modelagem anverso Érika Takeyama
Modelagem reverso Fernanda Costa
Emissão 325 unidades
Valor 1.880,00

Anverso da medalha

Anverso da medalha de ouro comemorativa aos 325 anos da Casa da Moeda do Brasil

No lado esquerdo da medalha, as legendas: "PURO OURO", "FINE GOLD", "999" e "1/4 oz".

A logomarca da Casa da Moeda do Brasil vem logo abaixo, seguida pela era: "2019". No lado direito, detalhe de um guilhoche (ornato de linhas e traços ondulados que se entrecruzam simetricamente).

Reverso da medalha

Reverso da medalha de ouro comemorativa aos 325 anos da Casa da Moeda do Brasil

O reverso apresenta em destaque, a representação do moedeiro com a bandeira brasileira ao fundo. Contornando a orla, no lado esquerdo, a legenda: "Casa da Moeda do Brasil".

No lado direito, o grafismo marajoara em alusão à moeda de circulação de 1 Real. No centro inferior, espaço pra gravação de dados variáveis.

Porque adquirir a medalha?

Diferentemente das demais medalhas comemorativas de ouro cunhadas historicamente pela Casa da Moeda do Brasil por meio do Clube da Medalha, esta medalha de ouro ativo financeiro é subsidiada pela Lei 7.766/89.

Esta lei define o ouro como ativo financeiro quando destinado ao mercado financeiro ou à execução da política cambial do País, em operações realizadas com a interveniência de instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional, na forma e condições autorizadas pelo Banco Central, ficando, neste caso, sujeito exclusivamente à incidência do imposto sobre operações financeiras na primeira aquisição do ouro, ativo financeiro, efetuada por instituição autorizada, integrante do Sistema Financeiro Nacional.

A importância do oito de março de 2019

O ano de 2019 marcou mais uma passagem da história da Casa da Moeda do Brasil, uma empresa que venceu o desafio do tempo e se mantém presente e atuante até os nossos dias.

Uma trajetória que começou com os oficiais moedeiros, vindos de Portugal, que iniciaram a arte da fabricação das moedas nacionais, ainda no século XVII, e que vem até os nossos dias.

Atualmente, tendo em seu portfólio de produtos a confecção de moedas, cédulas, passaportes, selos postais e fiscais, medalhas e muitos outros produtos feitos por profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos produtos que são fornecidos à sociedade brasileira.

Das primeiras patacas, cunhadas em 1695, à família do Real formou-se uma longa trajetória que retrata a história de uma empresa que soube se renovar e vencer o tempo, mantendo-se viva e atuante ao longo de todo esse período.

A tradição moedeira, herdada dos portugueses, manteve-se presente ao longo desses mais de três séculos e ainda hoje enche de orgulho não só aqueles que têm o privilégio de conhecer e fazer parte dessa grandiosa história, mas todo cidadão brasileiro.

A F. D'Gold

Fundada em 2007 a FDGOLD DTVM é o resultado de mais de 30 anos de experiência de seus sócios fundadores nos mercados brasileiros de ouro primário e secundário.

Experiencia que inclui todas as etapas da cadeia produtiva do setor de ouro ativo financeiro, desde a compra nas remotas regiões produtoras, o beneficiamento e a posterior comercialização do ouro ativo financeiro para investidores, clientes industriais e demais instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional.

Hoje é a principal Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários independente e 100% focada no mercado de ouro ativo financeiro, com diversos projetos de incentivo à formalização e a legalização da extração de ouro primário e projetos de conscientização ambiental para os diferentes entes da cadeia produtiva.

A empresa entende que não é possível gerar desenvolvimento sem que os meios produtivos estejam preservados e que todas as normas e regulamentações estejam atendidas.

Os valores e objetivos que norteiam as equipes da empresa e expressam os ideais de seus fundadores são a democratização do acesso de investidores ao ouro ativo financeiro como opção de investimento e diversificação de portfólios, com elevados padrões éticos, transparência, credibilidade e responsabilidade social e ambiental.

Fonte:
Texto adaptado da página de anúncio da medalha, elaborada pela Casa da Moeda do Brasil e página da A F. D'Gold.