Para homenagear os 50 anos da visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil, a Casa da Moeda do Brasil emitiu belas medalhas com motivos alusivos a visita.

Assim como os Correios do Brasil, que emitiu um Selo lembrança da visita da Rainha Elizabeth II em 1968, a Casa da Moeda também agraciou o cinquentenário da visita da monarca.

Foram emitidas 200 medalhas de prata e 800 medalhas de bronze, um belo trabalho de criação orientada por Érika Takeyama e modelagem de Monique Porto (anverso) e de Érika takeyama (reverso).

Anverso da medalha

Ladeando a orla, a legenda "50 Anos da Visita de S.M. A RAINHA ELIZABETH II" e a era: "1968-2018". Ao centro, em destaque, uma coroa alusiva à monarquia britânica.

Reverso da medalha

À esquerda, em primeiro plano, detalhe do Palácio do Planalto. Ao fundo, à direita, a Torre de Londres.

Ladeando na orla, na parte superior, a legenda "BRASIL E REINO UNIDO". Ao centro à esquerda, a marca da Casa da Moeda do Brasil.

Medalha de prata

Medalha de prata comemorativa aos 50 anos da visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil, emitida pela Casa da Moeda do Brasil
Informações técnicas
Ref. CMB 803522
Tipo Medalha
Material Prata
Edital 7/2018
Peso 28g
Diâmetro 40mm
Criação Érika Takeyama
Modelagem (anverso) Monique Porto
Modelagem (reverso) Érika Takeyama
Tiragem/emissão 200 unidades
Valor de lançamento R$ 300,00

Medalha de bronze

Medalha de bronze comemorativa aos 50 anos da visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil, emitida pela Casa da Moeda do Brasil
Informações técnicas
Ref. CMB 803521
Tipo Medalha
Material Prata
Edital 7/2018
Peso 28g
Diâmetro 40mm
Criação Érika Takeyama
Modelagem (anverso) Monique Porto
Modelagem (reverso) Érika Takeyama
Tiragem/emissão 800 unidades
Valor de lançamento R$ 95,00

A polêmica da Coroa

Quando a medalha foi publicada, alguns numismatas e pessoas relacionadas ao meio numismático perceberam que a coroa disposta na medalha não era a Coroa Britânica e julgaram ser isso um erro.

Acontece que o Trade Marks Act de 1994, na seção 4 (1.b) informa que a representação da Coroa Real e qualquer Bandeira Real é considerada uma marca registrada e na seção 99(1) do mesmo Ato informa que uma pessoa não pode usar as Armas Reais em qualquer negócio sem a autorização da Rainha, levando outras pessoas a crerem que quem usou tem autorização para usar.

É possível pedir autorização para uso dos elementos iconográficos reais, e a Casa da Moeda do Brasil poderia ter solicitado, mas esse é um processo demorado que, creio eu, poderia inviabilizar o lançamento da medalha.

Para facilitar a comercialização de produtos alusivos à Família Real, o próprio site da mesma disponibiliza em um documento ilustrações de coroas para serem utilizadas com fins comerciais, onde está, inclusive, a coroa utilizada pelas Designers Monique Porto e Érika Takeyama no anverso da medalha dos 50 anos da vista da Rainha Elizabeth II ao Brasil.

As ilustrações foram emitidas pela The Royal Warant Holders Association e podem ser vistos nesse link: Annex C - Illustrations of Crowns.

Coroa utilizada por Monique Porto e Érika Takeyama na medalha. Design nº 5 sugerido pelo The Royal Warrant Holders Association
Ilustrações de coroas sugeridas pelo The Royal Warrant Holders Association para serem usadas com fins comerciais sem infringir o design da Coroa Real

Existem vários estudiosos numismatas no Brasil que se emprenham muito para buscar informações sobre as peças da nossa numária, isso é ser numismata, buscar e divulgar o conhecimento, isso é ciência numismática.

Fico feliz quando vejo polêmicas em nosso meio com relação a alguma peça, significa que estamos buscando a verdade, mas de igual modo fico triste quando vejo a vaidade tomar conta do discurso e moldar as atitudes, causando discussões sem sentido e às vezes até ânimos elevados entre amigos.

É importante que o numismata mantenha a serenidade nas atitudes, humildade nas descobertas e reconheça que sempre haverá algum outro numismata que detém mais facilidade em descobrir a verdadeira origem dos fatos.

Agradeço ao amigo André Luiz de Castro Padilha por trazer à tona esse conhecimento ao meio numismático e resolver de vez a polêmica da coroa!

Quem quiser conhecer o trabalho do André Padilha, clique aqui e visite o site dele, um lugar de muitos conteúdos interessantes.

Onde comprar?

Você pode comprar as medalhas no site do Clube da Medalha, nos seguintes links:

Medalha de prata

Medalha de bronze