Moeda comemorativa aos 25 anos do real

No dia 01 de julho de 2019 o real comemorou 25 anos de vigência, desde então, várias celebrações estão sendo realizadas no Brasil principalmente por órgãos ligados à produção e distribuição do dinheiro no Brasil: agora é a vez da moeda comemorativa aos 25 anos do real.

Toda essa celebração deve-se ao fato de o real ter se tornado um padrão monetário símbolo da estabilidade econômica do país, principalmente pelo controle da inflação, o que alçou-o ao patamar de moeda sólida e confiável.

Por tantos anos de vigência, deixou para trás a apreensão em que a sociedade brasileira convivia com as frequentes mudanças no padrão monetário, inaugurando uma era de previsibilidade.

Moeda comemorativa

Para não deixar os 25 anos do real passar em branco, o Banco Central do Brasil divulgou em seu site no dia 22 de agosto de 2019 às 16:26 o lançamento de uma moeda comemorativa de 1 real de circulação comum com a temática dos 25 anos do real.

A peça apresenta no seu anverso, a icônica cena do beija-flor (Amazilia lactea) alimentando seus filhotes no ninho, que anteriormente fora utilizada como gravura das antigas cédulas de 1 real lançadas em 1994. O reverso é o padrão das moedas de 1 real que atualmente circulam no Brasil.

Moeda de 1 real comemorativa aos 25 anos do real. Foto de Plínio Pierry
Informações técnicas
Denominação 1 real
Material Núcleo de aço inoxidável e anel de aço carbono revestido em cobre
Diâmetro 27mm
Peso 7g
Bordo Serrilha intermitente

Foram cunhadas e colocadas em circulação através da rede bancária, um total de 25 milhões de moedas em todo o território nacional.

A produção das moedas não teve custos adicionais, uma vez que estava incluída no contrato de fornecimento anual de moedas de 2019.

Folder comemorativo especial

Ainda para celebrar o lançamento da moeda comemorativa aos 25 anos do real, a Associação Amigos do Museu de Valores do Banco Central em parceria com a Numismática Completei, lançaram um super folder comemorativo especial denominado "O real e o beija-flor".

O folder informativo acompanha:
► 1 (uma) moeda comemorativa aos 25 anos do real;
► 1 (uma) cédula de 1 real estampa C;
► Selo holográfico de segurança com a numeração da cédula e o número do lote.

O folder teve emissão limitada a 2.000 unidades, e ficou disponível para venda no dia 28/08 na lojinha da AAMV (Associação Amigos do Museu de Valores do Banco Central) no valor de R$ 44,50 (compra no balcão).

Adquirir o folder é uma ótima oportunidade para os colecionadores, pois, além de apoiar o trabalho da Associação Amigos do Museu de Valores do Banco Central, terão um item colecionável de edição limitada em suas coleções com a moeda de 1 real comemorativa aos 25 anos do real (flor de cunho) e a cédula de 1 real flor de estampa.

Folder "O beija-flor e o real": frente
Folder "O beija-flor e o real": primeira aba aberta
Folder "O beija-flor e o real": interior
Folder "O beija-flor e o real": verso
Folder "O beija-flor e o real": lateral

Exposição Estabilidade Real

Acompanha o lançamento da moeda a exposição Estabilidade Real, organizada pelo Museu de Valores do Banco Central que, através de painéis interativos, aborda  a estabilidade monetária alcançada com a criação do real.

Durante a exposição, o visitante será confrontado com as dificuldades do período inflacionário e os benefícios alcançados a partir uma moeda estável, além de poderem conhecer (ou relembrar) o período de alta inflação, visualizando os efeitos do aumento dos preços sobre o poder de compra da moeda.

Para alcançar esse objetivo de impacto, além de exemplares de cédulas e moedas, estarão expostos objetos como máquina de remarcar preço e aparelhos de TV antigos, que estarão passando notícias da época do lançamento dos planos econômicos.

Tivemos acesso antecipado e EXCLUSIVO a uma parte da exposição, durante a montagem da mesma, e trazemos em primeira mão para você, leitor do Collectprime.

Exposição Estabilidade real em comemoração aos 25 anos do real: parceiros que colaboraram com a exposição
Exposição Estabilidade Real: os visitantes poderão ver moedas e cédulas antigas dispostas em mostruários, além de conhecer um exemplar de uma antiga prensa de cunhagem.
Exposição Estabilidade Real: em todos os painéis haverão informações importantes sobre o nosso dinheiro
Exposição Estabilidade Real: em um painel, o visitante poderá comparar a inflação antes e depois do real
Exposição Estabilidade Real: um grande painel mostra o que o dinheiro comprava em cada período
Exposição Estabilidade Real: o painel dos planos monetários mostra ao visitante os importantes aprendizados que cada plano proporcionou para nossa economia

A partir de 26/08/2019, o Museu de Valores do Banco Central funcionará de terça a sexta-feira, da 9h às 17h.

Evento de lançamento

O lançamento da moeda comemorativa aconteceu no dia 28/08/2019 em cerimônia de inauguração da exposição "Estabilidade Real", que celebra os 25 anos do lançamento do Real.

A cerimônia foi realizada no Museu de Valores, no edifício-sede do Banco Central, em Brasília, às 10h, com abertura feita por Roberto Campos Neto, atual Presidente do Banco Central.

Evento: Abertura da exposição "Estabilidade Real: 25 anos de existência do padrão monetário brasileiro, o Real" e lançamento de moeda comemorativa
Data: 28/08/2019
Horário: 10:00
Local: Museu de Valores do Banco Central, Ed. Sede do Banco Central, Brasília (DF)
Ver no mapa: https://goo.gl/maps/XR8Ed2pwncb5wyDx5

O Comunicado oficial

O Banco Central do Brasil publicou no dia 26/08/2019 o comunicado oficial do lançamento da moeda, o qual transcrevemos abaixo:

COMUNICADO Nº 34.062, DE 26 DE AGOSTO DE 2019

Divulga o lançamento de moeda comemorativa bimetálica, em alusão aos 25 Anos do Real.

O BANCO CENTRAL DO BRASIL, com base no disposto nos incisos I e II do art. 10 da Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e no art. 1º da Lei 9.069, de 29 de junho de 1995, torna público que, em 28 de agosto de 2019, lançará a moeda comemorativa bimetálica alusiva aos 25 Anos do Real.

2. As moedas bimetálicas, produzidas pela Casa da Moeda do Brasil, possuem as seguintes características gerais:

a) Valor de face: 1 real;
b) Material: núcleo em aço inoxidável e anel em aço carbono revestido de bronze;
c) Diâmetro: 27mm;
d) Peso: 7,0g; e
e) Bordo: serrilhado intermitente.

3. A moeda exibe, no anverso, em destaque, o beija-flor alimentando seus filhotes no ninho, em alusão à gravura da cédula de 1 real, lançada em 1994. Compõem o fundo as linhas diagonais características das moedas do real. O anel dourado apresenta as legendas "25 ANOS DO REAL" e "1994 * BRASIL * 2019". No reverso permanece o padrão da moeda de R$ 1,00 da segunda família: no núcleo prateado, uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazem alusão à Bandeira Nacional. O valor de face "1 REAL" e a era "2019" completam a composição. No anel dourado, está presente um grafismo indígena marajoara.

4. A tiragem total será de 25 milhões de unidades e as moedas comemorativas bimetálicas entrarão em circulação por intermédio da rede bancária, de forma similar às demais moedas de circulação comum que integram o meio circulante.

Felipe Beer Frenkel
Chefe do Departamento do Meio Circulante

Você encontra o comunicado oficial no site do Banco Central do Brasil ou clicando nesse link.

Propostas de design

Nós do Collectprime e o amigo Fagner Máximo elaboramos propostas de design antes do lançamento da moeda sobre como poderia ser seu design, conforme pode ser visto abaixo:

Possível design da moeda de 1 real comemorativa aos 25 anos do real, criado com base na descrição do BACEN

ATENÇÃO: O design oficial da moeda ainda tinha sido liberado pelo Banco Central do Brasil, a imagem acima foi criada para fins de curiosidade e suposição do possível design final da moeda antes do lançamento, com base na imagem do beija-flor da medalha comemorativa aos 25 anos do real lançada pela Casa da Moeda do Brasil.

A proposta original incluía a marajoara na orla do anverso da moeda, mas em conversa o com o Jealisson Raul do canal Ciência Numismática no Youtube, chegamos a conclusão que a marajoara não faria sentido, e sim a legenda "25 ANOS DO REAL", algo próximo do que previamente já havia sugerido o nosso parceiro e artista Fagner Máximo em sua proposta de design, que pode ser vista abaixo.

Bela proposta de design desenvolvido pelo nosso amigo artista e autor convidado Fagner Máximo.

As legendas "25 ANOS DO REAL" e "1994 • BRASIL • 2019" foram confirmadas no comunicado oficial do Banco Central do Brasil no dia 26/08/2019.

Agradecimentos

Agradecemos os Youtubers abaixo relacionados por terem gravado e publicado vídeos sobre as moedas de 1 real comemorativas aos 25 anos do real, terem usado essa matéria como fonte de conteúdo e incluído na descrição de seus vídeos o link da mesma, ou por terem citado o Collectprime durante suas transmissões:

Jealisson Raul (Ciência Numismática);
Jocimar Oliveira (Cultura Mineira);
Jucelino Fernando (Relíquias do Brasil);
Yuri (YPS Moedas);
Cláudio André (Cláudio André Coleções);

São atitudes éticas como as de vocês, de citar as fontes, que nos motivam a continuar nosso trabalho em prol do colecionismo.

Então, o que achou da novidade? Deixe sua reação e comentários abaixo. E não esqueça de compartilhar nas redes sociais.

Fonte:
Banco Central do Brasil