O Telescópio Espacial Hubble ganhará uma moeda comemorativa de 1 dólar emitida pela US Mint, a Casa da Moeda dos Estados Unidos da América, conforme anunciado em seu site no dia 26/06/2020, uma emissão que pode ser considerada mais uma homenagem ao telescópio que completou 30 anos no último mês de abril.

Emitida como parte do programa especial de emissões chamado American Innovation, a nova moeda representará a homenagem do estado de Maryland ao Telescópio Espacial Hubble e sua emissão foi autorizada pela Lei Pública nº 115-197 do Senado Americano.

De acordo com as informações de lançamento e ao contrário do que alguns sites informam, a moeda será cunhada em uma liga de bronze-manganês (88.5% Cu, 6% Zn, 3.5% Mn, 2% Ni) e poderá ter dois tipos de acabamentos: Proof e Brilliant Uncirculated.

Moeda do Telescópio Hubble: acabamento Brilliant Uncirculated

Anverso da moeda

Reverso da moeda

Apresenta a maioria do campo liso com a estátua da liberdade de perfil e em destaque, as legendas "IN GOD WE TRUST" e "$1" além da sigla do gravador "PH" (Phebe Hemphill) e do designer "JK" (Justin Kunz) Imagem do Telescópio Espacial Hubble orbitando a terra com a maior parte do campo com pontos representando estrelas. As legendas do revero são "UNITED STATES OF AMERICA", "THE HUBBLE SPACE TELESCOPE" e "MARYLAND". A sigla do gravador "JFM" (Joseph Menna) completa o design.

Moeda de 1 dólar do Telescópio Espacial Hubble

Valor facial $1 (1 dólar)
Ano de emissão 2020
Material bronze-manganês (88.5% Cu, 6% Zn, 3.5% Mn, 2% Ni)
Peso 8,10 g
Diâmetro 26,49 mm (1.043 polegadas)
Espessura 2,00 mm
Borda Com legendas
Legendas do Anverso IN GOD WE TRUST
$1
Legendas do Reverso UNITED STATES OF AMERICA
THE HUBBLE SPACE TELESCOPE
MARYLAND
Legendas da borda 2020
E PLURIBUS UNUM
Marca de cunhagem
Cunhadas por Denver (D) e Filadélfia (P)

O programa American Innovation™ $1

O programa de emissões "American Innovation" (Inovações Americanas) tem o objetivo de homenagear pessoas e feitos inovadores dos Estados Unidos através da cunhagem de moedas de 1 dólar pela US Mint.

Moeda do Telescópio Hubble: acabamento Proof

A primeira moeda da série foi lançada em 2018 e, assim como as séries de moedas que homenageiam os parques naturais e os estados americanos, essa série é de longa duração.

De acordo com a Casa da Moeda Americana, a série para "homenagear a engenhosidade americana e celebrar os esforços pioneiros de indivíduos ou grupos de todos os 50 estados".

Assista ao vídeo de lançamento do programa:

Ao todo serão 57 moedas de 1 dólar lançadas de 2019 a 2032, 4 por ano a partir de 2019, tendo sido a 1ª de abertura da série lançada em 2018, 50 delas como homenagem dos estados americanos na ordem em ratificaram a Constituição dos Estados Unidos, 1 como homenagem do Distrito de Columbia e 5 outras como homenagem dos 5 territórios dos Estados Unidos (Porto Rico, Guam, Samoa Americana, Ilhas Virgens Americanas e Ilhas Marianas do Norte).

Telescópio Espacial Hubble

Desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço e lançado em 1990, o Telescópio Espacial Hubble é um dos maiores e mais versáteis telescópios espaciais.

Telescópio Espacial Hubble orbitando a terra

É também o primeiro projetado para ser atendido no espaço por astronautas. As equipes do Goddard Space Flight Center da NASA e do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, ambas localizadas em Maryland, gerenciam o telescópio.

Posicionado acima da distorção da atmosfera da Terra, o Hubble tem uma visão desobstruída do universo. Seus quatro principais instrumentos observam as regiões ultravioleta, visível e infravermelho próximo do espectro eletromagnético.

Os dados transmitidos pelo Hubble ajudaram a refinar estimativas da idade do universo, rastrear o crescimento de galáxias, identificar planetas além do nosso sistema solar, estudar os planetas dentro do sistema solar, identificar buracos negros, observar o nascimento e a morte de estrelas e muitos outras descobertas científicas.

Fonte:
Site da United States Mint;