Semanas atrás publiquei um projeto de moeda circulante comemorativa de 2 reais, alusiva aos 200 anos da independência do Brasil, você pode conhecer o projeto clicando no link abaixo:

Moeda de 2 reais dos 200 anos de independência: uma proposta numismática
Para comemorar o bicentenário da independência do Brasil, os 200 anos da nossa independência, propomos a emissão de uma moeda de 2 reais bimetálica, conheça!

Seguindo o projeto, eu e o artista ítalo-soteropolitano (!) Adriano de Aragão Massa finalizamos agora as moedas comemorativas não-circulantes de prata (20 Reais) e ouro (200 Reais).

Essas peças seguem a tradição das moedas do centenário (1922) e sesquicentenário (1972) em que foram cunhados os bustos dos presidentes das épocas ao lado de D. Pedro I.

Notadamente isso dificilmente se repetirá, pois atualmente há lei e diretivas para evitar que pessoas vivas sejam homenageadas em bens públicos.

Isso acontece também nos EUA, onde os presidentes só podem estampar moedas após sua morte, e mesmo assim depois de um período de "quarentena".

Nossas criações trazem D. Pedro I ao lado de Jair Bolsonaro, mesmo não sendo garantida sua permanência até o data dos duzentos anos, em 2022.

O reverso traz os valores de 20 reais para a moeda de prata e 200 reais para a de ouro. Traz também referência a dois símbolos nacionais - a bandeira e o hino.

A tecnologia de cunhagem seria a proof, com os fundos lisos espelhados e o alto relevo fosco.

As fichas técnicas serão publicadas em artigo no boletim da Sociedade Numismática Paranaense.

Finalizando, peço que os amigos deixem de lado ideologias políticas ao analisar tais moedas.

No início relutamos justamente para evitar discussões desnecessárias. Qualquer que fosse o presidente em 2022 estaria ali, ao lado de D. Pedro I seguindo a tradição numismática. É um ensaio de moedas comemorativas e não uma rinha política.

Abraços e agradeço novamente ao artista Adriano De Aragão Massa.