Projetar moedas é um trabalho de artesão. Então, é basicamente o mesmo que projetar joias. Embora tenha sido argumentado no passado que a linha que separa a arte de medalhística da escultura pode ser nebulosa, a linha entre o que constitui uma moeda e o que deveria ser chamado de joalheria não foi abordada.

Monnaie de Paris tem cunhado moedas desde o ano de 864. Na história moderna, a casa da moeda produziu medalhões de arte, além de moedas.

O fabricante de joias Boucheron e a Monnaie de Paris, a Casa da Moeda da França, planejam abordar este último problema por meio de uma parceria incomum entre as duas organizações.

Segundo o site da Boucheron, "Inovação, criatividade e artesanato estão no centro das criações da Boucheron há 160 anos".

Frédéric Boucheron fundou a empresa em 1858. Desde então, ela foi administrada por quatro gerações da família Boucheron. A empresa se tornou um grupo de luxo desde que foi adquirida pela Kering, cujas participações incluem Gucci e Saint Laurent.

Parceria com artesãos

A casa da moeda convidou alguns dos melhores artesãos da França para projetar moedas de edição limitada comercializadas para colecionadores em 2010 por meio de seu programa "Excelência à francesa".

A Baccarat, a Cartier, a Manufacture Nationale de Sèvres e a Van Cleef & Arpels colaboraram com a casa da moeda através deste programa.

A instalação de cunhagem de Paris foi renovada entre 2011 e 2014. Em 2014, a Casa da Moeda lançou um programa de exposições de arte contemporânea.

Hoje, a casa da moeda francesa tem oficinas de esmaltagem, gravura e joalheria de última geração, nas quais mais de 300 artesãos produzem moedas de ouro, medalhões e decorações oficiais. A cunhagem de moedas de circulação é realizada em uma instalação em Pessac, enquanto o trabalho artístico é produzido em Paris.

A edição de 5 de novembro de 2018 da revista Art World descreveu a parceria entre a casa da moeda e os joalheiros como um chamado para que “seus respectivos artesãos se casassem com suas tradições ancestrais para produzir uma coleção de moedas de edição limitada — parte joias, parte numismática colecionável — apelando para seus conhecimentos e alta habilidades."

O diretor de marketing e desenvolvimento da Monnaie de Paris, Claude Giffin, disse:

"A monnaie identificou Boucheron como um dos mais inovadores joalheiros franceses. Dado que as moedas de coleção evocam as celebrações, decidimos que seria fantástico para a edição de 2018 da Excellence à la Française coincidir com o 160º aniversário de Boucheron."

Claire Choisne, diretora de criação da Boucheron, acrescentou:

"Ficamos entusiasmados com a oportunidade de trabalhar com artesãos que compartilham nossa visão de criatividade e que, como nós, usam seu conhecimento técnico para dar vida a novos objetos que nascem dos sonhos. A monnaie identificou Boucheron como um dos mais inovadores joalheiros franceses."

Ainda pode haver um desacordo de percepção. A Art World escreveu:

"Um grande desafio perene para a casa da moeda ao colaborar com um joalheiro é traduzir o design de uma peça de joalheria tridimensional para uma moeda bidimensional."

Os colecionadores muitas vezes percebem as moedas como formas razoavelmente planas, mas são tridimensionais, no entanto.

As joias-moeda

A nova coleção de joias em moedas será abrilhantada por uma peça principal enorme: uma moeda de ouro .999, com valor facial de 5.000 euros, pesando 1000 gramas (1 quilo), com um formato octogonal que de um lado tem a forma da Place Vendôme e de outro lado parece uma pedra de esmeralda lapidada.

A moeda ainda trará fixada em seu campo uma folha de hera cravejada de diamantes com motivos Boucheron e será produzida em uma edição limitada de 11 peças e se você quiser comprar uma dessas, terá que desembolsar 130 mil euros (mas fique tranquilo, as taxas estão inclusas).

Outras moedas incluirão peças de ouro e prata com valor facial entre 10 e 500 euros. As moedas de ouro de 200 euros e de 10 euros tem a forma de uma folha de hera.

Choisne disse:

"Nós tínhamos sonhado com moedas que não seriam redondas, mas mais como uma peça de joalheria com um design realista para lhes dar mais vida. Isso produziu a moeda de folhas de hera em alto relevo".

O diretor de criação da Casa da Moeda francesa, Joaquim Jimenez, acrescentou:

"Concordamos que as moedas representariam a hera crescendo na Maison maison de Boucheron e na Place Vendôme, invadindo virtualmente a praça e sua superfície pavimentada. Para a moeda principal, gravamos a peça e Boucheron produziu a folha de diamante, que foi então colocada na moeda. Foi um trabalho de alta precisão e verdadeira colaboração."

Mas chega de história, vejamos as belas moedas do French Excellence 2018 produzidas pela Monnaie de Paris e a Boucheron.

Moeda de 10 euros de prata

Moeda de 10 Euros de 2018 (Prata) produzida pela Monnaie de Paris e Boucheron

Moeda de 50 euros de prata

Moeda de 50 euros de 2018 (prata) produzida pela Monnaie de Paris e Boucheron

Moeda de 50 euros de ouro

Moeda de 50 euros de 2018 (ouro) produzida pela Monnaie de Paris e Boucheron

Moeda de 200 euros de ouro

Moeda de 200 euros de 2018 (ouro) produzida pela Monnaie de Paris e Boucheron

Moeda de 500 euros de ouro

Moeda de 500 euros de 2018 (ouro) produzida pela Monnaie de Paris e Boucheron

Moeda de 5000 euros de 1 quilo de ouro

Moeda de 500 euros de 2018 (1 quilo de ouro) produzida pela Monnaie de Paris e Boucheron
Estojo, lupa e luvas personalizadas da moeda de 500 euros de 2018 (1 quilo de ouro) produzida pela Monnaie de Paris e Boucheron

Medalha dos 160 anos da fundação da Boucheron

Medalha de prata comemorativa aos 160 anos de fundação da Boucheron (1858 - 2018)
Estojo da medalha de prata comemorativa aos 160 anos de fundação da Boucheron (1858 - 2018)

Imagens do processo criativo e dos participantes

Artista da Monnaie de Paris realizando desenho artístico da moeda de 5000 euros de um quilo de ouro
O par de cunhos da moeda de 5000 euros de 1 quilo de ouro
Um suporte no formato de folha de hera onde serão incrustados os diamantes é aquecido no bico de Bunsen
Diamantes são incrustados numa folha de hera sob um molde para depois ser fixada na moeda
Um local de trabalho de um mestre joalheiro (esquerda) e uma das vitrines da Boucheron (direita)
Fachada da Monnaie de Paris vista a noite do outro lado do Rio Sena

Enquanto isso, no Brasil...

A política centralizadora do Banco Central do Brasil, com seu Departamento do Meio Circulante, e a legislação, impedem que a Casa da Moeda do Brasil tenha autonomia para realizar projetos de emissões como esse e, pior ainda, nem ouvimos notícias de parcerias como essa com artesãos, artistas e designers.

Fonte:
Artigo originalmente escrito por Richard Giedroyc, impresso no World Coin News e publicado digitalmente no Numismatic News em 15 de janeiro de 2019.

Tradução, inclusão de imagens, ficha técnica e comentários por Plínio Pierry.