As moedas com pátinas arco-íris ou pátina colorida não são comuns e por assim serem, como qualquer característica incomum da numismática, sempre levantam controvérsias e dúvidas quanto a autenticidade. Neste artigo, quero abordar o assunto das moedas com pátina arco-íris que tornam as moedas coloridas naturalmente.

O que é pátina

A pátina é uma camada de composto químico que fica na superfície de qualquer metal. Ela se forma naturalmente, pela exposição do metal a alguns tipos de elementos químicos e também a exposição ao clima. Pode também formar-se artificialmente com a adição de produtos químicos.

A pátina verdadeira, formada naturalmente, se restringe à superfície metálica exposta e pode se soltar ou não da superfície. Um dos motivos de o bronze ter sido e ainda se bastante utilizado na confecção de esculturas, é que sua pátina não solta e serve como uma camada protetora da obra de arte.

Outro exemplo de pátina é a camada esverdeada chamada azinhavre, também conhecido como zinabre, azebre, cardenilho ou verdete, que se forma em peças e moedas de cobre, fruto da oxidação do cobre quando exposto ao oxigênio.

Moeda chinesa da Dinastia Han com azinhavre
Moeda chinesa da Dinastia Han com azinhavre

Pátina arco-íris

Da mesma forma que a pátina normal, a pátina arco-íris é resultante de um processo químico que reage com a superfície do metal e cria uma tonalidade diferente na moeda. Embora qualquer moeda possa adquirir este tipo de pátina, as moedas de prata e de cobre são mais suscetíveis ao processo de tonalização arco-íris.

As moedas de ouro também podem adquirir pátinas com tons de arco-íris, mas são mais sutis e demoram muito mais tempo para tornar-se perceptível.

A tonalização ocorre naturalmente ao longo do tempo e é formada principalmente pela reação do oxigênio ou enxofre no metal da moeda. Conforme dito anteriormente, o processo de tonalização ou formação da pátina colorida, pode ser acelerado pelo calor ou umidade.

Vale ressaltar que o nome "pátina arco-íris" não significa que a pátina terá as cores do arco-íris; é só uma forma que colecionadores encontraram para determinar que a pátina é colorida, podendo ter uma ou várias cores na mesma moeda.

Moeda de Quarter Dollar de 1907 com pátina arco-íris
Moeda de Quarter Dollar de 1907 com pátina arco-íris - Cortesia de Adrian Crane (Anaconda Rare Coins)

As moedas de prata tendem a adquirir uma tonalização com cores mais vivas. Não há um padrão, as cores podem variar de azul brilhante a magenta profunda, de vermelho vívido a um laranja escuro, além de uma variedade de belos tons de azeitona, verde e ouro.

Moeda de 2 New Pence de 1980 com pátina arco-íris
Moeda de 2 New Pence de 1980 com pátina arco-íris

Além disso, a tonalização pode ficar feia e ganhar tons de preto e marrom, chegando a casos mais graves onde a tonalização pode transformar-se em corrosão e causar danos permanentes à superfície da moeda.

Tonalização natural vs artificial

As moedas tonalizadas naturalmente com pátina arco-íris são resultado de um processo lento, muito demorado, no qual os produtos químicos do meio ambiente onde as moedas estão afetam sua superfície.

Muitas moedas de prata que adquirem tonalização arco-íris são resultado da forma que são armazenadas por um longo período de tempo. As moedas de dólar Morgan são as moedas tonalizadas mais famosas dos Estados Unidos e possuem tons com cores vivas. Muitas delas devido terem ficado guardadas por mais de 100 anos em bolsas de lonas nos cofres do Tesouro Americano.

Algumas moedas adquirem tonalidades porque as pastas de moedas, álbuns e até envelopes de papel que as acondicionaram não são feitos com material adequado para guarda de moedas, contendo enxofre e ácidos que vão reagir mais rapidamente na superfície da moeda.

Isso pode resultar em uma tonalização bonita, arco-íris ou na tonalidade feia marrom e preta, e em casos extremos, no verdete que condena a peça.

Alguns ditos "colecionadores", inescrupulosos, utilizam uma variedade de produtos químicos para criar pátina arco-íris em suas moedas para vendê-las mais caras ou para cobrir alguns defeitos e imperfeições de suas peças.

Moeda de 960 réis 1817 R recunhada sobre 8 soles argentinos 1815 - Variante 65A - com pátina arco-íris
Moeda de 960 réis 1817 R (recunhada sobre 8 soles argentinos 1815, Var. 65A)Cortesia de Ednilson Araújo (Acervo particular) - Mais moedas no Instagram

Isso não é uma boa prática, porque colecionadores experientes, comerciantes mais antigos e empresas de classificação de moedas podem facilmente detectar isso e condenar a peça.

Moeda bonita na foto

Moedas tonalizadas tem dois destinos:

  • Ir para coleções de colecionadores que acham as moedas muito bonitas ou;
  • Serem menosprezadas por colecionadores que suspeitam das cores ou não gostam da particularidade da moeda.

Os primeiros colecionadores são aqueles que se maravilham com as cores que uma peça pode adquirir e, por gostarem desta característica, pagarão valores acima de catálogo por uma moeda em um estado de conservação não condizente com o preço.

Detalhe de pátina arco-iris em moeda de 960 réis 1817 R recunhada sobre 8 soles argentinos 1815 - Variante 65A
Detalhe da pátina em moeda de 960 réis 1817 RRecunho sobre 8 soles argentinos 1815Cortesia de Ednilson Araújo (Acervo particular) - Mais moedas no Instagram

Os outros colecionadores são aqueles que desconfiam no processo de tonalização da peça, acreditam ser algum processo químico artificial e que as cores nada mais são que um dano superficial, evitando as peças completamente.

Independente da perspectiva sobre as moedas tonalizadas ou com pátina arco-íris, a tonalização verde (verdete), a marrom ou verde oliva profunda, a manchada ou a tonalização desigual, afetarão negativamente o visual da moeda e só agradará quem tiver um gosto peculiar.

O valor de moedas tonalizadas

Atualmente, o mercado para moedas com pátina arco-íris ou tonalizadas está super quente. Quanto mais vívidas as cores e quanto mais variedade de tons diferentes a moeda tiver, mais valorizada será.

Isso pode fazer uma moeda comum, de baixo valor de catálogo, subir para valores relativamente altos, equiparando com algumas moedas raras.

Uma moeda rara ou escassa que tem uma bela tonalidade, pode alcançar valores astronômicos quando vendidas, uma vez que a beleza está no olho do observador, sendo muito difícil prever com certeza quanto as cores influenciarão no valor final da moeda.

Moeda de 1000 réis 1860 3º sistema monetário 2º tipo com pátina arco-íris
Moeda de 1000 réis 1860 (3º sistema monetário - 2º tipo) - Cortesia de Ednilson Araújo (Acervo particular) - Mais moedas no Instagram

Com estas dramáticas característica que influencia na flutuação dos preços das moedas tonalizadas, recomenda-se que qualquer moeda tonalizada que você compre por uma quantia significativa de dinheiro seja certificada por uma empresa de classificação de moedas, para garantir que as cores da moeda sejam naturais e autênticas.

Tipos de tonalização de pátina

Falaremos agora sobre os tipos de tonalização de moedas, para te auxiliar na identificação e até na organização de uma coleção pelo tipo de tom.

Pátina com tonalização maravilhosa

Moeda de 1881 com tonalização de pátina maravilhosa

Tonalização positiva

Moeda de 1880 com tonalização de pátina positiva

Pátina com tonalização acima da média

Moedas com esta tonalização possuem um apelo visual acima da média. Tem uma aparência superior ao grau de classificação da mesma, ou seja, se é uma Soberba, vai ter a aparência de quase flor de cunho, fato que pode agregar valor na escala de classificação.

Estas moedas podem ter brilho, cor, contraste e profundidade de campo acima da média, principalmente se for uma prova ou uma moeda flor de cunho.

Moedas com tonalização de pátina acima da média

Pátina com tonalização neutra

A tonalização neutra é aquela que não causa surpresa quando se olha para a moeda e não agrega valor na classificação da peça. O brilho, cor, contraste e profundidade do campo da moeda são o que você esperaria, principalmente se for uma flor de cunho ou prova.

Moedas com tonalização de pátina neutra

Pátina com tonalização abaixo da média

Estas moedas tem um apelo visual abaixo do que você esperaria para sua classificação. O brilho pode estar um pouco opaco, talvez a moeda tenha sido lavada algumas vezes ou a tonalização está fosca, o que amortece o brilho.

A cor pode estar um pouco manchada ou a tonalização está um pouco profunda. Se for uma moeda flor de cunho, pode apresentar uma perda de contraste.

Moedas com tonalização de pátina abaixo da média

Pátina com tonalização negativa

Tonalização negativa é aquele que torna a moeda pouco atraente aos olhos, com um brilho maçante, mesmo em um bom estado de conservação.

A tonalização dá a moeda a aparência de ter sido atacada por fungos ou de ter ganhado alguns pontos de oxidação ou ferrugem. A cor tem a aparência de manchas ou é um tom muito forte bem incorporado a moeda.

Moedas com tonalização de pátina negativa

Pátina com tonalização feia

Este é um grau de tonalização de moeda que é francamente feio. A cor pode ser muito irregular, o que torna a moeda nada atrativa, ou a tonalização pode ser muito escura e profundamente impregnada.

Moedas com tonalização de pátina feia

Fontes:

  1. The Spruce - Coin Toning: Definition, Discussion and Effect on Value
  2. PCGS - Guidelines for Eye Appeal