No dia 03 de dezembro de 2018, na véspera do Hanukkah, festa tradicional judaica, arqueólogos que trabalham nas antigas ruínas da cidade portuária de Cesareia Marítima, em Israel, tiveram uma surpresa ao realizar escavações no poço de uma casa construída por vota do ano 1000.

Eles encontraram 24 moedas de ouro e um brinco de ouro dentro de um pequeno pote de bronze, um verdadeiro tesouro enterrado por uma família da antiga Cesareia.

"É simbólico que as moedas de ouro tenham sido descobertas na véspera do Hanukkah. Para nós, isso é certamente 'Hanukkah gelt'"
— Michael Karsenti, CEO da Caesarea Development Corporation, empresa que participou da escavação.

Para quem não sabe, o "Hanukkah gelt" é parte da tradição do Hanukkah que começou no século XVII, quando durante as celebrações os pais davam moedas (Gelt = dinheiro) para as crianças para que eles presenteassem suas professoras. Mas como as crianças começaram a gastar o dinheiro, atualmente as moedas que recebem são de chocolate envoltas em papel alumínio.

Background histórico do achado

Datando do final do século 11, as moedas são de um período onde ocorreram acontecimentos mais dramáticos da história medieval da cidade, a época da conquista da mesma pelas Cruzadas no ano de 1101.

"De acordo com fontes escritas contemporâneas, a maioria dos habitantes de Cesareia foi massacrada pelo exército de Baldwin I (1100-1118), rei do Reino Cruzado de Jerusalém", explicam Peter Gendelman e Mohammed Hatar, pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

"É razoável supor que o dono do tesouro e sua família morreram no massacre ou foram vendidos como escravos e, portanto, não puderam recuperar seu ouro."

Cesareia era governada por bizantinos, entre os séculos II e XI, posteriormente sendo governada por califados árabes. Somente em 1101 a região voltou ao controle cristão, quando o Papa apoiou os cruzados germânicos de Baldwin I para retomar a região.

Os arqueólogos acreditam que o pote com as moedas já estava escondido antes dos acontecimentos da retomada da região, uma vez que estima-se que a casa onde foram encontradas foi construída por volta do ano 1000.

Sobre as moedas

Para os estudiosos numismatas leitores do nosso blog, a informação é que 18 das moedas são dinares fatímidas, dinastia dos Fatímidas que durou de 909 a 1171 d.C.

Era um califado formado por uma dinastia xiita ismaelita constituída por catorze califas, que reinou na África do Norte entre 909 e 1048 e no Egito entre 969 e 1171.

As outras 6 moedas de ouro eram do império bizantino, do período de 1028 a 1034, reinado do imperador Romano III Argiro (968 a 11 de abril de 1034) e outras do período de 1071-1079, reinado do imperador Miguel VII Ducas (1050 a 1090), conhecido como Parapinácio. Fotos das moedas no final do artigo.

O período de 1056 a 1453 é conhecido como o período de declínio do império bizantino, com marco para a derrota do império na Batalha de Manziquerta (ou Manzikert) em 1071, onde perderam grande parte da Ásia Menor para os turcos seljúcidas.

Esse achado é um grande exemplo de como a numismática é importante para a arqueologia. Devido ao fato de ser facilmente possível a identificação de datas exatas ou muito aproximadas das moedas, elas são marcadores de tempo do sítio onde são encontradas.

Fotos do achado

Aqui você encontrará o maior acervo de fotos que conseguimos reunir desse achado arqueológico:

Vista aérea de Cesareia Marítima, a cidade portuária construída por Herodes o Grande na atual Israel. Foto: Foto: Yaakov Shimdov, Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA)
Ruínas da antiga cidade portuária de Cesareia Marítima em Israel, local onde foi encontrado o tesouro. Foto: Yaakov Shimdov, Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA)
Local onde foi encontrado o pote com as as moedas de ouro em Cesareia Marítima, Israel. Foto: Yaniv Berman, cortesia de Caesarea Development Corporation
O pote de bronze com as moedas em posição não original, organizadas para fotografia em estúdio. Foto: Clara Amit, Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA)
Pote de bronze com as moedas em posição original, conforme foi encontrado no sítio arqueológico. Foto: Yaniv Berman, cortesia de Caesarea Development Corporation
Especialista retira as moedas de ouro do pote de bronze para realizar registro fotográfico do achado: Foto: Jack Guez da AFP
Moedas e brinco de ouro fora do pote de bronze para registro fotográfico: Foto: Jack Guez da AFP
Registro fotográfico de catalogação do achado arqueológico. Foto: Yaniv Berman, cortesia de Caesarea Development Corporation
Uma das moedas bizantinas encontradas em Cesareia Marítima, Israel. Foto: Jack Guez da AFP
Dr. Robert Kool foleando catálogo de moedas para identificar as moedas encontradas em Cesaréia Marítima. De pé está o Dr. Peter Gendelman, um dos coordenadores da escavação. Deu pra perceber que eles não usam o Catálogo Collectprime :) Foto: Yaniv Berman, cortesia de Caesarea Development Corporation
Dr. Robert Kool buscando referências em catálogo numismático para identificar uma das moedas encontradas em Cesareia Marítima. Foto: Yaniv Berman, cortesia de Caesarea Development Corporation
Moeda de ouro do reinado do imperador bizantino Miguel VII Ducas (nascimento: 1050 / morte: 1090) (reinado de 1071 a 1079) (conhecido como "Parapinácio"). Foto: Yaniv Berman, cortesia de Caesarea Development Corporation
Moeda de ouro do reinado do imperador bizantino Romano III Argiro (nascimento: 968 / morte: 1034) (reinado de 1028 a 1079). Foto: Yaniv Berman, cortesia de Caesarea Development Corporation
Brinco de ouro encontrado dentro do pote de bronze junto com as moedas de ouro em Cesareia Marítima em Israel. Foto: Yaniv Berman, cortesia de Caesarea Development Corporation
Brinco de ouro encontrado dentro do pote de bronze junto com as moedas de ouro em Cesareia Marítima em Israel. Foto: Yaniv Berman, cortesia de Caesarea Development Corporation
Detalhe e escala do brinco de ouro encontrado dentro do pote de bronze junto com as moedas de ouro em Cesareia Marítima em Israel. Foto: Yaniv Berman, cortesia de Caesarea Development Corporation