Quanto valem as moedas as olimpíadas? Qual o valor das moedas das olimpíadas? Onde vender as modas das olimpíadas? Se você é colecionador de moedas ou guardou as moedas das olimpíadas com certeza já se deparou com essas três perguntas, não é mesmo?

Então agora o mistério chegou ao fim e nosso objetivo nesse artigo é desvendar o valor de cada uma das moedas das Olimpíadas Rio 2016, com valores atualizados, impressos nos catálogos de moedas mais utilizados por colecionadores brasileiros.

Leia o artigo até o final e ficará por dentro do real valor das suas queridas moedas olímpicas, mas antes, quero responder a três dúvidas também relacionadas as moedas das Olimpíadas Rio 2016:

1. Quantas e quais são as moedas das olimpíadas?

2. O valor das moedas das olimpíadas é importante?

3. As moedas das olimpíadas são raras?

Quantas e quais são as moedas das olimpíadas?

Antes de conhecer o valor, você precisa saber que, além das moedas de 1 real das olimpíadas, bimetálicas daquelas que você encontra no troco, o Banco Central e a Casa da Moeda do Brasil, também emitiu moedas em homenagem às olimpíadas cunhadas em ouro e prata, com acabamento especial, destinadas especificamente para colecionadores.

Isso mesmo, ao todo foram emitidas 36 (trinta e seis) moedas das olimpíadas, mas como as 16 de prata e principalmente as 4 de ouro são verdadeiras jóias numismáticas e com baixíssima emissão, você só as encontrará se conhecer algum colecionador disposto a te mostrar (eu mesmo nunca vi todas reunidas em um só lugar).

Então, se alguém te perguntar quantas são as moedas das olimpíadas, pode responder que são 36, sendo:

  • 4 moedas de ouro para colecionadores;
  • 16 moedas de prata para colecionadores;
  • 16 moedas bimetálicas de circulação comum.

As moedas de circulação comum das Olimpíadas Rio 216 são as seguintes:

  1. 1 real do Atletismo (2014)
  2. 1 real da Natação (2014)
  3. 1 real do Paratriatlo (2014)
  4. 1 real do Golfe (2014)
  5. 1 real do Basquetebol (2015)
  6. 1 real da Vela (2015)
  7. 1 real da Paracanoagem (2015)
  8. 1 real do Rúgbi (2015)
  9. 1 real do Futebol (2015)
  10. 1 real do Voleibol (2015)
  11. 1 real do Atletismo paralímpico (2015)
  12. 1 real do Judô (2015)
  13. 1 real do Boxe (2016)
  14. 1 real da Natação paralímpica (2016)
  15. 1 real mascote Vinícius (2016)
  16. 1 real mascote Tom (2016)
Moedas das olimpíadas bimetálicas de 1 real para circulação comum (desenho artístico)

Elas foram emitidas em 4 conjuntos de 4 moedas nos anos de 2014, 2015 e 2016, possuem valor de face de 1 real, são bimetálicas, feitas com núcleo em aço inox e anel em aço revestido de bronze, possuem diâmetro de 27 mm, peso de 7 g, bordo serrilhado e acabamento comum.

O valor das moedas das olimpíadas é importante?

Aqui entramos em uma área um pouco polêmica, principalmente porque envolve sentimento. É inegável que o projeto da emissão das moeda das olimpíadas foi um sucesso e um marco na numismática brasileira.

Muitas pessoas gostaram de encontrar moedas diferentes no troco e simpatizaram-se com as moedinhas do Boxe, do Rugby, do Futebol, dos Mascotes e de tantas outras modalidades. Gostaram tanto, que guardaram.

Nós só guardamos algo que damos valor, não é mesmo? As vezes guardamos algo sem ao menos buscar conhecer a história do objeto, puramente porque achamos interessante.

Se você guardou as moedas só porque achou-as bonitinhas, diferentes ou porque pensou que elas poderiam valorizar ao longo do tempo e conseguiria um bom dinheiro por elas, sua motivação não foi a mesma de um colecionador ou numismata.

Os numismatas e os colecionadores, com certeza foram atrás da história de cada modalidade estampada nas moedas das olimpíadas, buscaram mais informações sobre o projeto das moedas e não estão muito preocupados com o valor das moedas no mercado.

Então, conhecer as moedas e o que elas representaram para a história do mundo, do nosso país, para a cidade do Rio de Janeiro e para todos os brasileiros é mais importante que o valor delas quando vendidas para um colecionador.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre as moedas, recomendo esses dois artigos:

Tudo sobre a moeda da bandeira olímpica

Moedas de 1 real das Olimpíadas Rio 2016: circulação comum

As moedas das olimpíadas são raras?

Infelizmente a resposta curta e direta é NÃO, as moedas das olimpíadas não são raras. Na verdade elas nem são escassas, vou explicar o porquê:

Na numismática, a ciência que estuda as moedas, temos conceitos de raridade e escassez dos exemplares sobreviventes de uma determinada moeda.

É fácil determinar quantas moedas foram emitidas de um tipo específico (quantas moedas do Golfe ou do Mascote, por exemplo), principalmente moedas modernas que possuem a emissão regulada pelos bancos centrais.

Porém, é quase impossível determinar a quantidade total dos exemplares sobreviventes de uma moeda, principalmente moedas de circulação comum, como são as 16 moedas de 1 real das olimpíadas.

Porém, há pesquisadores numismatas que juntamente com empresas de avaliação de moedas, realizaram estudos que levam a criação de tabelas que ajudam a determinar a raridade de moedas de acordo com a estimativa da quantidade de exemplares conhecidos sobreviventes.

Apresentamos abaixo uma tabela resumida elaborada pela Professional Coin Grading Service - PCGS, uma empresa americana de classificação, autenticação, atribuição e encapsulamento de moedas que atua nesse mercado desde 1985.

Escala de raridade
Quantidade de
moedas conhecidas
Descrição da escala
10.1
0
Sem exemplar conhecido
10.0
1
Única
9.9 a 9.0
2 a 25
Ultra rara
8.9 a 8.0
de 26 a 100
Extremamente rara
7.9 a 7.0
de 101 a 200
Muito rara
6.9 a 5.0
de 201 a 1.000
Rara
4.9 a 3.0
de 1.001 a 10.000
Muito escassa
2.9 a 2.0
de 10.001 a 100.000
Escassa
1.9 a 1.1
de 100.001 a 1.000.000
Comum
1.0
Acima de 1.000.000
Muito comum

Isso significa que moedas com mais de 1.000.000 de exemplares conhecidos, são consideradas muito comuns.

Foram emitidas 19.980.000 (dezenove milhões, novecentos e oitenta) exemplares para dada uma das 16 moedas bimetálicas de circulação comum das olimpíadas Rio 2016, e com certeza muito mais que 1.000.000 sobreviveram a eventuais destruições por vandalismo, perdas permanentes, recolhimento pelo Banco Central ou qualquer outra forma extinção de exemplares da moeda.

Então, podemos dizer que as moedas bimetálicas das olimpíadas não são moedas raras, tampouco escassas, são moedas comuns.

Isso não significa que daqui 20 ou 30 anos, talvez elas comecem a ser consideradas escassas pelos colecionadores, principalmente caso aumente a demanda por elas por novos colecionadores ou haja uma mudança monetária e sejam recolhidas pelo Banco Central do Brasil.

OK, mas eu não quero esperar 20 ou 30 anos e depois de tudo que li, eu quiser vender minhas moedas das olimpíadas? Então, vamos ao que te interessa!

Estados de conservação das moedas

Antes de falar sobre os valores das moedas, é importante saber quais são os três estados de conservação mais comuns para as moedas do real, o MBC, SOB e FC e o que analisar numa moeda para definir seu estado de conservação.

Essas siglas representam níveis de estados de conservação de moedas, e são muito importantes para colecionadores, então, antes de oferecer suas moedas para algum colecionador, saiba o estado de conservação delas.

De forma simples e direta, apresentamos abaixo o que significa cada um dos três estados de conservação e um exemplo de moeda em cada estado para ilustrar melhor.

MBC - Muito bem conservada

Moeda de 1 real de 2005 no estado de conservação muito bem conservada (MBC)

MBC ou Muito bem conservada é o estado de conservação das moedas circuladas, que apresentam em torno de 30% de desgaste homogêneo de seus detalhes, possuem riscos, sujeiras do manuseio, manchas e/ou sinais de limpeza.

Isso significa que se você pegou uma no troco, você tem uma moeda MBC. Se você limpou, lavou ou deu brilho na moeda com algum produto, você está danificando e prejudicando o estado de conservação da mesma.

Se você pegar uma moeda de 1 real no seu bolso agora, 99% de certeza que será uma MBC ou em estado de conservação abaixo de MBC.

Colecionadores buscam essas moedas para completar algum espaço de suas coleções ou para substituir uma moeda em péssimo estado de conservação.

SOB - Soberba

Moeda de 1 real 2017 no estado de conservação soberba (SOB)

SOB ou Soberba é o estado de conservação de pouco circuladas, que apresentam no mínimo 90% de seus detalhes, possuem pequenos riscos, pequenos sinais de manuseio, pouquíssimas manchas e nenhum sinal de limpeza agressivo.

O brilho de cunhagem deve ser percebido entre os detalhes e em alguns locais de áreas mais planas da moeda.

Elas também são encontradas no troco mas são difíceis de aparecer após o 1º ano subseqüente a emissão da moeda, porque basta pouco contato com os ácidos do suor das mãos para ofuscar o brilho de cunhagem.

Colecionadores buscam por essas moedas para substituir alguma moeda MBC de sua coleção.

FC - Flor de cunho

Moeda de 1 real de 2017 no estado de conservação flor de cunho (FC)

FC ou Flor de Cunho é o estado de conservação de moedas nunca circuladas, são obtidas diretamente do banco distribuidor, retiradas do sachê, bag ou rolo de moedas que a Casa da Moeda emite.

Essas moedas apresentam o menor sinal de desgaste ou manuseio, devem ter o no campo o brilho original da cunhagem, sua orla deve ser perfeitamente cilíndrica, sem amassados.

Moedas flor de cunho são as preferidas dos colecionadores e não são encontradas no troco do dia-a-dia.

A única forma de encontrar essas moeda no troco é quando você vai ao banco (ou nos Correios) e vê o caixa repondo as moedas na caixa registradora diretamente do saquinho de moedas, você vê que elas estão novas, intocadas, brilhando como uma joia.

Isso já aconteceu comigo e, nesses casos, eu pedi "por favor, pegue as moedas do meu troco pelas bordas", evitando assim que o caixa impregne o campo das moedas com sujeiras e ácidos dos seus dedos.

Moedas das olimpíadas: valor

Pronto! Chegamos ao que todos esperavam: o valor das moedas das olimpíadas. Você provavelmente chegou aqui por curiosidade ou porque quer saber qual é o valor das moedas das olimpíadas que você guardou de 2014 até agora.

Agora que já sabe quantas são e quais são as moedas das olimpíadas, o que é considerada uma moeda rara e uma moeda escassa, além dos estados de conservação de moedas mais comuns, veja abaixo os valores das moedas as olimpíadas de acordo com o Livro das Moedas do Brasil 15ª edição (2018) dos autores Claudio Amato e Irlei das Neves.

Ano
Modalidade
Valor (LMB 15ª edição)[2]
MBC (R$)
SOB (R$)
FC (R$)
2014 Atletismo 1,00 3,00 10,00
2014 Natação 1,00 3,00 10,00
2014 Golfe 1,00 3,00 10,00
2014 Paratriatlo 1,00 3,00 10,00
2015 Basquetebol 1,00 2,00 6,00
2015 Iatismo / Vela 1,00 2,00 6,00
2015 Paracanoagem 1,00 2,00 6,00
2015 Rugby 1,00 2,00 6,00
2015 Fubetol 1,00 2,00 6,00
2015 Voleibol 1,00 2,00 6,00
2015 Atletismo Paralímpico 1,00 2,00 6,00
2015 Judô 1,00 2,00 6,00
2016 Boxe 1,00 2,00 6,00
2016 Natação Paralímpica 1,00 2,00 6,00
2016 Mascote Vinícius (gatinho) 1,00 2,00 6,00
2016 Mascote Tom 1,00 2,00 6,00

Pode ter sido decepcionante para você ver o valor das moedas das olimpíadas e perceber que não são raras, mas não use essa informação para desistir de colecionar moedas, ao invés disso, busque por moedas melhores, inicie uma coleção, saiba que a numismática brasileira possui moedas incríveis e você pode aprender muito colecionando.

Deixe sua reação e comentários abaixo, isso é muito importante para nós.

Um abraço e até a próxima!

Fontes

[1] Escala de raridade da PCGS: The Coin Facts Rarity Scale™

[2] Informações do Livro das Moedas do Brasil, 15ª edição - Cláudio Amato e Irlei Neves

[3] Imagens getilmente cedidas pelo site Moedas do Brasil, com autorização enviada por Eduardo Rezende via e-mail no dia 21/12/2017.