A imagem do bloco com um selo apresenta uma foto, em preto e branco, que retrata o músico Renato Russo no palco, local onde ele melhor se realizava como artista, ao encenar performances cênicas que encantavam seu público, enfatizando com a expressão corporal, a poesia contida nas letras de suas músicas.

Selo em homenagem ao músico e poeta Renato Russo

Para a elaboração da arte, o título da emissão foi destacado, à esquerda. Na lateral direita, está transcrito um trecho da canção "Vinte e Nove".

Foi utilizada tinta calcográfica no título e no trecho da letra da canção. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

Informações técnicas do Selo em homenagem ao músico e poeta Renato Russo
Edital nº 3/2019
Foto Ricardo Junqueira
Arte-finalização Daniel Effi/Correios
Processo de Impressão Ofsete + tinta calcográfica
Papel Couchê gomado
Valor facial 2º porte carta comercial
Tiragem 70.000 blocos
Área do desenho 38 x 76 mm
Dimensão do selo 38 x 76 mm
Dimensão do bloco 137 x 85 mm
Picotagem 11,5 x 11,5
Data de emissão 27/03/2019
Local de lançamento Brasília-DF, Recife-PE e São Paulo-SP
Impressão Casa da Moeda do Brasil
Versão Departamento de varejo e outros Negócios/Correios
Cód. de comercialização 852101163
Carimbo de 1º dia de circulação do selo em homenagem ao músico e poeta Renato Russo

Homenagem ao músico e poeta Renato Russo

No dia 27 de março de 2019, o cantor e compositor Renato Russo completaria 59 anos de idade. Em sua homenagem, os Correios emitirá um Selo Postal Especial a este grande artista brasileiro.

Essa honraria ao artista multimídia foi definida pela Comissão Filatélica Nacional (CFN), a partir de mais de 700 sugestões recebidas da população e homologada, em agosto de 2018, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O selo Renato Russo é mais uma interatividade que consolida o acervo de memórias do artista como um clássico da cultura nacional e mais uma bela iniciativa voltada aos milhões de admiradores desse imortal da música popular brasileira.

A imagem que ilustra o selo demonstra o carisma incomparável e a forma contagiante de se apresentar nos palcos. Elementos que o tornou admirado pelos mais diversos públicos.

Pais e filhos e, mais recentemente, avós e netos ouvem e se identificam com Renato Russo. As letras, de tão geniais, o imortalizaram como líder de gerações. O maior ídolo do rock brasileiro ainda é um fenômeno cujo sucesso não para de crescer.

Conheça outros selos emitidos pelos Correios do Brasil em 2019

Renato Russo e sua banda Legião Urbana se mantêm no topo das paradas de sucesso e, num movimento ascendente, continua conquistando apreciadores e seguidores como se, mais do que nunca, estivesse vivo.

O selo apresenta um trecho da canção Vinte e Nove: "Quando você deixou de me amar aprendi a perdoar e a pedir perdão / e vinte e nove anjos me saudaram e tive vinte nove amigos outra vez".

A letra foi composta por Renato Russo e lançada no álbum O Descobrimento do Brasil, em 1993. Antes da sua Legião Urbana, Renato Russo se apresentava, em Brasília, primeiramente, com a banda Aborto Elétrico (1978/1981) e depois, sozinho, como Trovador Solitário (1982).

Anos depois, Renato também lançou carreira solo com o álbum The Stonewall Celebration Concert (1994). Em seguida, lançou Equilíbrio Distante (1995), interpretando canções italianas.

Visionário, desde que iniciou a carreira artística, em 1978, Renato mostrou sua extraordinária capacidade de traduzir sentimentos em palavras. Foi naquela época, com a formação inicial do Aborto Elétrico, que compôs o sucesso "Que País é Esse?".

O hit, sempre relembrado pelos admiradores, ganhou novo fôlego na voz de multidões que tomaram as ruas nas manifestações iniciadas em 2013, e se tornou um verdadeiro hino, uníssono, em defesa das causas sociais.

O refrão é, constantemente, citado em artigos, editoriais, reportagens, discursos de autoridades e nas redes sociais, demonstrando adaptação aos novos contextos da contemporaneidade.

À frente da produtora que administra o legado de Renato Russo, a Legião Urbana Produções Artísticas, o filho do cantor, Giuliano Manfredini, disse que a emissão deste selo é mais um importante item que passará a compor o amplo material que reconstrói a trajetória do artista.

"Eu fiquei muito contente ao receber esta proposta dos Correios por que o meu trabalho é, sobretudo, preservar a memória do meu pai, e este selo, além de ser uma bela homenagem a ele, no dia em que faria aniversário, será mais uma forma de os admiradores do seu vasto legado poderem sempre lembrar de sua força e manterem a centelha acesa", comentou Giuliano.

A força criativa desse gênio da música brasileira é tamanha que embora esteja completando 23 anos de sua "ausência", a sensação é que ele nunca deixou de estar presente, e estará ainda mais próximo dos brasileiros e dos amantes da filatelia com a emissão deste selo especial.

Renato, de sobrenome Manfredini Júnior, nasceu na madrugada de 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro, e teve seu destino interrompido na madrugada do dia 11 de outubro de 1996, também no Rio de Janeiro. Mas a sua partida não calou a voz desse artista, que se tornou um imortal da música popular brasileira.

A potência estética das construções poéticas de suas letras, o eternizou de tal forma que as palavras musicadas continuam provocando emoções, sentimentos e produzindo nos amantes de suas canções novos sentidos, o que faz com que a sua obra sagrada se renove a cada experiência sonora.

Fonte:
Edital de emissão do selo, texto do jornalista Murilo Caldas.

Onde comprar

Os produtos podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Loja virtual dos Correios: https://correios.com.br/correiosonline
Agência de Vendas a Distância: Av. Presidente Vargas, 3.077 - 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/ RJ
Telefones: (21) 2503-8095 / (21) 2503-8096
E-mail: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito Visa ou Mastercard.