E emissão especial de selos dos Correios do Brasil para a Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável de 2012 possui vários itens importantes para o filatelista.

Minifolha com 24 selos da Rio+20

A folha de 24 selos foi concebida em forma de se-tenant. Os selos abordam os subtemas da Conferência, retratando uma área de povoamento, que parte da nascente de um rio, passa pelo perímetro urbano e chega ao oceano.

O objetivo é demonstrar de forma sintética, como diversas atividades de grupos humanos são realizadas de maneira sustentável, consciente e responsável, sem comprometer o ambiente urbano e os recursos naturais.

Cada selo aborda um dos subtemas defendidos pela Conferência, o que é possível perceber por meio da identificação das legendas, cujo conjunto denota a proposta de integração total da ilustração. A técnica utilizada foi ilustração vetorial.

Minifolha de selos da Rio+20

A minifolha ilustra os três pilares do Desenvolvimento Sustentável: Ambiental, Econômico e Social. O Ambiental é representado pela terra em um ninho, remetendo ao cuidado que devemos ter com o planeta.

Os pilares Econômico e Social são visíveis a partir do gráfico com silhuetas humanas, em que a evolução do traçado remete a um ganho de produtividade financeira, assim como à ascensão social. Ao fundo, um dos ícones da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor.

Os três selos que compõem a minifolha foram concebidos pela UNPA (Administração Postal das Nações Unidas) e estão ligados aos pilares apresentados. O primeiro demonstra a importância da proteção dos organismos marinhos e o respeito aos animais para a construção de um mundo melhor.

Carimbo de 1º de de circulação do selos da Rio+20

Assim, tem-se o mundo envolto em uma gota d’água rodeada por baleias, golfinhos e peixes. O segundo selo passa a ideia de proteção à natureza, representada pela mão apoiadora, abaixo da árvore, simbolizando a vida no planeta.

O último selo se concentra no Desenvolvimento Sustentável, trazendo a pena do pavão – símbolo de imortalidade, ressurreição, proteção e guarda – que busca transmitir um sentimento de balanceamento entre o desenvolvimento da economia e da sociedade e seu impacto para o meio ambiente.

As técnicas utilizadas foram desenho manual, dobradura em papel reciclável, fotografia e computação gráfica.

Informações técnicas dos selos da Rio+20
Características
Minifolha
Folha
Edital nº 4/2012 4/2012
Arte Paulo Baptista / Selos: Russell Fei,
Shailesh Khandeparkar e Gail Armstrong
Juliana Souza e J. Carlos Braga
Processo de Impressão ofsete + verniz ofsete
Forma de emissão com 3 selos se-tenant com 24 selos
Papel couchê gomado autoadesivo reciclado couchê gomado
Valor facial R$ 2,00 cada selo 1º Porte Carta Comercial cada selo
Tiragem 300.000 minifolhas 300.000 selos
Área do desenho 30 x 40 mm 59 x 25 mm
Dimensão do selo 30 x 40 mm 59 x 25 mm
Picotagem 12 x 11,5 11x5 x 12
Cód. de comercialização 852009275 852009291
Data de emissão 01/06/2012
Local de lançamento Rio de Janeiro-RJ
Impressão Casa da Moeda do Brasil
Demais peças filatélicas cartão-postal (3.000 unidades)
Envelope 1º dia (11.000)

A Rio+20

Há 20 anos, a histórica Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio-92 – estabeleceu o consenso internacional em torno do conceito de desenvolvimento sustentável, que busca o equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento.

Este ano, o Brasil se ofereceu, uma vez mais, para sediar uma grande conferência das Nações Unidas, com o fim de renovar o compromisso político da comunidade internacional com os resultados da Rio-92 e definir a agenda global do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Realiza-se, no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.

O Brasil é cada vez mais reconhecido como exemplo de país que investe no caminho do desenvolvimento sustentável. Demonstramos que é possível aliar vigoroso crescimento econômico, inclusão social – com combate ao desemprego, redução das desigualdades e elevação dos níveis de renda da população – e a proteção do nosso meio ambiente. Ainda que persistam importantes desafios, o Brasil está provando que é possível, nas palavras da Presidenta Dilma Rousseff, "Crescer, Incluir e Proteger".

Esta emissão de selos retrata alguns dos principais temas tratados na Conferência. Ao apresentar imagem única, dividida em diversas representações da vida cotidiana, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos contribui com a divulgação dos principais objetivos da Rio+20 e reforça a relação indissociável entre as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

Fonte:
Edital de emissão do selo, texto de Antonio de Aguiar Patriota, Ministro das Relações Exteriores Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente Co-presidentes da Comissão Nacional da Rio+20.

Onde comprar

Os produtos podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Loja virtual dos Correios: https://correios.com.br/correiosonline
Agência de Vendas a Distância: Av. Presidente Vargas, 3.077 - 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/ RJ
Telefones: (21) 2503-8095 / (21) 2503-8096
E-mail: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito Visa ou Mastercard.