Na criação do selo do Sesquicentenário da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, a artista apresenta a atual Catedral, belíssimo conjunto arquitetônico composto por torres, esculturas, torreões e exuberantes vitrais.

Selo do Sesquicentenário da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro

Embora restaurada, apresenta, ainda, traços de sua estrutura inicial neogótica, com a multiplicidade de traços e decoração interna e externa bastante complexa, com grande quantidade de vitrais.

Carimbo de 1º dia de circulação do selo comemorativo ao sesquicentenário da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro

O maior deles, e mais expressivo, que traz a inscrição "A tua palavra é uma lâmpada para os meus pés e uma luz para meu caminho", destaca-se na parte superior do selo, onde foi aplicada uma película holográfica transparente e relevo.

Informações técnicas do selo do Sesquicentenário da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro
Edital nº 1/2012
Arte Juliana Souza
Processo de Impressão ofsete
Papel Couchê gomado
Folha Com 24 selos
Valor facial R$ 1,60
Tiragem 300.000 selos
Área do desenho 25 x 59 mm
Dimensão do selo 25 x 59 mm
Picotagem 12 x 11,5
Data de emissão 12/01/2012
Local de lançamento Rio de Janeiro-RJ
Impressão Casa da Moeda do Brasil
Cód. de comercialização 852009178

O fundo, na cor prata, completa a beleza deste selo. Foi utilizada a técnica de ilustração digital.

Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro

O marco de origem da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, conhecida, atualmente, como Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, descendente histórica e arquitetônica da Catedral de Saint-Pierre, em Genebra - a "Igreja de Calvino", é o dia 12 de janeiro de 1862, no Brasil Império.

Os antecedentes históricos remontam até a Reforma Protestante do séc. XVI, 31 de outubro de 1517, que por sua vez foi um movimento de volta à Bíblia, à centralidade de Cristo como Cabeça e Senhor da Igreja, à salvação pela graça, mediante a fé, somente e, também, ao sacerdócio universal do cristão.

A presença dos cristãos reformados no Brasil, intitulados calvinistas, é datada de 07 de outubro de 1555, com a chegada dos Huguenotes, partido protestante liderado na França pelo Almirante Gaspar de Coligny (1519-1572).

O primeiro culto reformado, com celebração da Eucaristia no ritual calvinista foi no domingo, 21 de março de 1557, no Forte Coligny, hoje Ilha de Villegagnon. Corroboram com este resgate da dimensão religiosa da França Antártica (colônia francesa no Rio de Janeiro – 1555 a 1560) o fato de ter o Governador Villegagnon aderido publicamente à fé reformada, e ter pedido aos pastores Pierre Richier e Guilhaume Chartier que implantassem a mesma fé e disciplina que existiam em Genebra aqui, também, nas novas terras.

Desde o tempo dos missionários, as igrejas presbiterianas adotaram uma filosofia de ministério calcada no programa de Jesus Cristo, Senhor e Cabeça da Igreja, que "percorria todas as cidades e povoados, ensinando nas Sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades" (Mt 9.35).

Evangelização, educação e ação Social, ou seja, ao lado de cada igreja, uma escola e um ambulatório. Assim é que a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, no ano do seu Sesquicentenário, tem buscado erguer o Edifício Simonton, para a glória de Deus, abrigando nele vários cursos de alfabetização de adultos, inclusão digital, pré-vestibular para afrodescendentes e pessoas carentes. A sua luta é também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie do Rio de Janeiro, ao lado da Catedral.

Daquele pequenino começo, no dia 12 de janeiro de 1862, quando apenas duas pessoas foram recebidas à Comunhão da Igreja: Henry E. Milford e Camilo Cardoso de Jesus, até aos dias de hoje, são mais de um milhão de cristãos, presbiterianos e reformados no Brasil; e há muito espaço para crescer, não apenas em número, mas também na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo, na capacidade de amar e de servir, evangelizando, educando e levantando o caído, em nome de Jesus!

Fonte:
Edital de emissão do selo, texto do Rev. Rev. Guilhermino Cunha Pastor-Presidente da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.

Onde comprar

Os produtos podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Loja virtual dos Correios: https://correios.com.br/correiosonline
Agência de Vendas a Distância: Av. Presidente Vargas, 3.077 - 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/ RJ
Telefones: (21) 2503-8095 / (21) 2503-8096
E-mail: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito Visa ou Mastercard.