O selo é mais uma emissão da Série Relações Diplomáticas do Brasil, apresenta a imagem da Rainha Elizabeth II, Rainha do Reino Unido, fotografada durante sua passagem por São Paulo em 1968. O caráter festivo da ocasião é corroborado pela concepção de arte e cores no selo especial.

Selo Lembrança da visita ao Brasil da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido - Foto do acervo do Royal Collection Trust

A celebração da efeméride por meio desta homenagem ratifica, ainda, o compromisso da Filatelia na promoção e no fortalecimento do intercâmbio cultural entre as nações. Foram utilizadas fotografia e computação gráfica.

Edital nº 11
Foto Royal Collection Trust / © Her Majesty Queen Elizabeth II 2018
Arte-finalização Jamile Costa Sallum/Correios
Processo de Impressão ofsete + cor especial
Papel cuchê gomado
Folha com 18 selos
Valor facial R$ 1,85
Tiragem 360.000 selos
Área de desenho 26mm x 44mm
Dimensão do selo 59mm x 25mm
Picotagem 11,5 x 11
Data de emissão 02/11/2018
Local de lançamento Londres-Reino Unido / Brasília-DF
Impressão Casa da Moeda do Brasil
Versão Departamento de Varejo e Outros Negócios/Correios
Cód. de comercialização 852012713

Rainha Elizabeth II e a visita ao Brasil em 1968

Nascida em 21 de abril de 1926, Elizabeth II é Rainha do Reino Unido, Chefe da Comunidade de Nações, Governadora Suprema da Igreja Anglicana e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas britânicas. Subiu o trono aos 25 anos de idade, em 6 de fevereiro de 1952. Seu reinado é o mais longo da monarquia britânica.

Em 1968, a Rainha Elizabeth II – então com 42 anos de idade e 16 como soberana – empreendeu a primeira viagem de um monarca britânico ao Brasil e à América do Sul, para fomentar maior integração econômica entre o Reino Unido e nossa região.

A visita da monarca durou onze dias, de 1 a 11 de novembro. Uma vez no Brasil, a Rainha participou de inúmeros festejos e inaugurações. O avião da Real Força Aérea que a transportava pousou no Recife em 1º de novembro de 1968. No aeroporto, a Rainha encontrou o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, que chegara 15 minutos antes, procedente do México, onde assistira aos Jogos Olímpicos.

Seguiram, então, em carro aberto pelas ruas da capital pernambucana até o Palácio do Campo das Princesas, onde o Governador Nilo Coelho homenageou-os com uma recepção.

De lá, viajaram para Salvador a bordo do iate real Britânia. Na capital baiana, passaram, em cortejo, por itinerário que incluiu a Avenida Estados Unidos, a Ladeira da Montanha, a Avenida Sete e o Campo Grande. Participaram de solenidade no Palácio da Aclamação e visitaram o Mercado Modelo e atrações históricas, como a Igreja de São Francisco, uma das joias do barroco brasileiro.

Da capital baiana, a comitiva real seguiu para Brasília. Às 12h15 do dia 5 de novembro, a Rainha e o Duque de Edimburgo chegaram à capital federal, onde foram recebidos pelo Presidente Artur da Costa e Silva e teve início a visita de Estado.

A Rainha – sempre acompanhada pelo Duque de Edimburgo – compareceu a recepção no Palácio da Alvorada; participou de sessão solene no Supremo Tribunal Federal; dirigiu-se, no Congresso Nacional, aos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; e foi homenageada com um banquete no Palácio Itamaraty.

No dia 6 de novembro, a Rainha e o Duque de Edimburgo visitaram o Jardim de Infância da 308 Sul. A quadra inteira desceu para vê-los. O Casal Real recebeu com grande simpatia as manifestações de apreço dos moradores.

Assistiu a um espetáculo musical das crianças da escola e ficou admirado com o paisagismo de Burle Marx na quadra-modelo. Concluiu a programação na capital com uma visita à Embaixada do Reino Unido, seguindo à tarde para São Paulo.

Na capital paulista, a Rainha participou da inauguração do Museu de Arte de São Paulo – MASP, na Avenida Paulista, cujo acervo incluía uma tela pintada pelo ex-Primeiro-Ministro britânico Winston Churchill, intitulada "Sala azul de Trent Park". Visitou, ainda, o Monumento ao Centenário da Independência, localizado no Bairro do Ipiranga.

A última etapa da viagem ao Brasil foi o Rio de Janeiro. A Rainha depositou coroa de flores no Monumento dos Pracinhas e participou da inauguração das obras da Ponte Rio-Niterói. Fez passeios por bairros da Zona Sul, onde foi saudada por populares. O Casal Real também conheceu o Estádio do Maracanã e viu em campo grandes jogadores, como Pelé e Gérson.

A visita da Rainha e do Duque de Edimburgo ao Brasil terminou no dia 11 de Novembro de 1968, quando partiram rumo ao Chile, deixando, para muitos brasileiros, belas recordações. Com essa emissão postal, os Correios celebram um evento que, para além de seu importante significado nas relações entre o Brasil e o Reino Unido, deu ensejo a verdadeira festa popular.

Onde comprar

Os produtos podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Loja virtual dos Correios: https://correios.com.br/correiosonline
Agência de Vendas a Distância: Av. Presidente Vargas, 3.077 - 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/ RJ
Telefones: (21) 2503-8095 / (21) 2503-8096
E-mail: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito Visa ou Mastercard.