Reproduzimos abaixo a ata da sessão 506 do Conselho Monetário Nacional (CMN) de 05 de outubro de 1989, a qual registra o Voto DIRAD 98 de 1989 (BCB nº 826/89) que tratou do processo de ajustamento monetário e da aprovação de características da nova cédula de 500 cruzados novos e da moeda de 1 cruzado novo com a "Cruz de Cristo".


Meio Circulante: Processo de ajustamento. Aprovação de nova cédula e de nova moeda. Projeto de futura cédula.

Senhores Diretores,

  1. Ao aprovar as características da cédula correspondente a 50 cruzados novos, este Colegiado concordou com a necessidade de que esforços fossem envidados no sentido de propiciar o lançamento de cédulas subsequentes em momentos próximos à sua equivalência ao valor correspondente a 100 BTN's.
  2. Naquela oportunidade, evidenciou-se que perseguir esse objetivo, transformá-lo em prática rotineira, tornava-se um dos principais meios ao alcance das Autoridades Emissoras para evitar que a Casa da Moeda do Brasil (CMB) viesse a ser exigida em volumes de produção acima de suas possibilidades, como também para que os custos de fabricação e de distribuição de numerário se mantivessem em níveis mínimos.
  3. De relembrar, a propósito, a situação crítica vivenciada ao final do ano passado quanto à capacidade de produção de cédulas da CMB, e, consequentemente, aos níveis de estoque estratégicos do Banco, exposta a problemática bem assim o adequado encaminhamento de soluções nos Votos CMN 332/88 (sessão de 30/11/88). BCB 467/89 (sessão de 07/06/89) e BCB 591/89 (sessão de 12/07/89).
  4. Nesse passo, após lançada em março passado a cédula de NCz$ 50,00, correspondendo a apenas 48 BTN's, a reunião de esforços deste órgão e da CMB tornou viável, dois meses após, o ingresso em circulação da nota de NCz$ 100,00, sob a razoável aproximação a 85 BTN's.
  5. O poder de compra dessa denominação no momento de seu lançamento era de fato expressivo, visto que, transcorridos quatro meses de circulação sob o impacto desgastante da inflação acumulada no período (183%), a nota de NCz$ 100,00 encerrou o mês de setembro ainda equivalendo a 37 3TN's.
  6. O que se pretende agora é dar curso às providências que assegurem continuidade a essa linha de ação, conquanto reconhecidas as dificuldades que habitualmente envolvem o lançamento de cédula de mais alto valor, em especial na delicada conjuntura econômica por que passa o País.
  7. Ainda a propósito dos problemas assinalados no item 3 retro, este órgão e a CMB, era ação conjunta e também contando com a cooperação técnica estrangeira dos laboratórios de tradicional fornecedor daquela empresa, aprontaram, em tempo recorde, as chapas de impressão para a cédula de NCz$ 500,00, fato e antecedentes levados ao conhecimento do Sr. Presidente do Conselho Monetário Nacional (exp. PRESI-2128/89, de 08/08/89).
  8. Cabe, agora, a fim de que a CMB possa produzi-la em escala industrial, obter formal aprovação de suas características gerais, cuja temática constitui homenagem ao naturalista AUGUSTO RUSCHI (1915-1986), notável cientista, que dedicou a vida ao estudo e à defesa da natureza. Autor de centenas de trabalhos científicos, incluindo diversos livros sobre Botânica, Zoologia e Ecologia, RUSCHI teve atuação marcante na criação de parques e reservas, na contenção do desmatamento, e na conscientização pública com relação ao impacto ambiental de projetos industriais. A memória de sua obra é um estímulo a que cada brasileiro conheça, ame e preserve o patrimônio natural.
  9. Nessas condições, ressaltando que a continuidade do programa de trabalho voltado para o lançamento em circulação de cédulas de mais alto valor dentro dos parâmetros enunciados afigura-se essencial para oferecer condições mínimas indispensáveis para o eficaz gerenciamento do meio circulante no atual quadro econômico, submeto o assunto à consideração de V.Sas., com a proposta de que:

a) sejam aprovadas as características gerais da cédula de 500 cruzados novos, cujas especificações e prova de prelo (ainda sujeita a ajustes no processo fabril e alteração de tonalidades) se encontram anexos:

b) sejam também aprovadas as características gerais da moeda de 1 cruzado novo, cujo ingresso em linha de produção faz-se necessário para propiciar a desativação da linha de cédula de mesmo valor, objetivando manter sob adequada carga de trabalho os equipamentos de Impressão disponíveis pela CMB (especificações e leiaute em apenso);

c) fique este órgão autorizado a fixar a data de lançamento, sopesados os níveis de estoque e de distribuição, cargo do Departamento do Meio Circulante (MECIR) bem como a possível aproximação do valor facial da cédula à equivalência a 100 BTN 's:

d) ponderado o longo tempo que demanda o desenvolvimento de projeto de nova cédula, seja desde já aprovada a temática da nota de valor subsequente, como registro histórico dedicado à figura de CÂNDIDO RONDON (1865-1958), emérito sertanista e engenheiro militar que, paralelamente a notável obra de indigenista, iniciou há 100 anos (1890) as expedições que constituíram a verdadeira epopeia da construção de linhas telegráficas integrando as mais longínquas regiões do País

Se de acordo V.Sas., a matéria seria submetida ao Conselho Monetário Nacional, em vista da competência expressa no art. 4º, inciso IV, da Lei nº 4.595, de 31/12/64.

Em 05/10/89
Voto do Diretor de Administração.

Clique aqui para fazer download do arquivo original

Anexo I

Cédula de NCz$ 500,00 (500 Cruzados Novos)

Características Gerais

Projeto desenvolvido em trabalho integrado do Departamento do Meio Circulante (MECIR) com a Casa da Moeda, conforme leiaute anexo (ainda sujeito a ligeiros ajustes no processo gráfico/fabril e definição de tonalidades).

I - DIMENSÕES

140 x 65 mm;

II - LEIAUTE

Organizado de modo a permitir que a filigrana (marca d'água) se localize em área não impressa, na metade esquerda da cédula, consequentemente deslocada a efígie para a direita);

III - ELEMENTOS TEMÁTICOS PRINCIPAIS

O anverso apresenta a efígie de Augusto Ruschi, ladeada por alegorias de flora e fauna, destacando-se, em gravura, uma representação da "Cattleya labiata warneri", orquídea que, com dezenas de variedades, é a mais típica do Espírito Santo e a maior flor do gênero no Brasil.

Ainda no anverso, à esquerda, aparece estilização de pássaro compondo, ao fundo, a tarja indicativa de valor. No canto direito, o desenho pequeno de um beija-flor é utilizado para realização do registro perfeito entre anverso e reverso, aspecto de segurança característico da impressão simultânea do ofsete em ambos os lados;

No reverso, um painel, todo em gravura, representa Ruschi examinando diferentes espécies de orquídeas, aparecendo, com destaque, a figura de um beija-flor:

Ainda no reverso, compondo o painel, fundo em ofsete representado pela multiplicação estilizada do desenho adotado para registro anverso/reverso, além de algumas alegorias abstratas;

IV - ELEMENTOS DE SEGURANÇA INTRÍNSECA

  • Marca d'água baseada em desenho que simboliza a República;
  • Fio de segurança com propriedades magnéticas;
  • Fibras coloridas esparsas por toda a massa do papel;
  • Fundos em ofsete dificultando a reprodução fotográfica, produzidos com recursos de computação gráfica;
  • Impressão calcográfica, ofsete e tipográfica no anverso; calcografia e ofsete no reverso;
  • Registro de superposição (anverso/reverso) produzido com base em desenho de beija-flor.

Obs.: os principais elementos iconográficos foram selecionados mediante pesquisa desenvolvida, principal mente, junto ao Museu de Biologia Mello Leitão (Espírito Santo).

Moeda de NCz$ 1,00 (1 Cruzado Novo)

Características Gerais

I - TEMÁTICA DO ANVERSO

Representação alegórica da "Cruz de Cristo", associada aos contornos do mapa do Brasil, em evocação a elemento temático presente nos cruzados portugueses que, nos primórdios da colonização, circularam no País.

II - ELEMENTOS DO REVERSO

  • Dístico e legenda indicativos do valor;
  • A palavra "BRASIL",
  • Representação do "Cruzeiro do Sul".

III - DEMAIS CARACTERÍSTICAS:

  • Matéria-prima: aço inoxidável;
  • Diâmetro: 20,5 mm;
  • Peso: a especificar;
  • Espessura: 1,2 / 1,3 mm.