Nesse artigo respondemos às perguntas frequentes feitas por usuários compradores ou interessados em comprar no Marketplace do Collectgram.

Se você é vendedor, temos um FAQ só para você:

FAQ Marketplace - Perguntas frequentes para vendedores
Tire todas suas dúvidas de vendedor do Marketplace Collectgram. Respostas às perguntas mais frequentes dos nossos colecionadores vendedores.

Como saber se um vendedor é confiável?

No Collectgram trabalhamos para manter uma comunidade segura, na qual os usuários possam negociar com confiança.

Para garantir que somente vendedores confiáveis anunciem/vendam no Collectgram, nós criamos um processo de validação de vendedores onde solicitamos, além da confirmação de e-mail e do número móvel (por SMS) exigimos a confirmação de identificação.

Todos os vendedores precisam nos enviar suas informações cadastrais válidas e pedimos ainda o envio de fotos de documentos pessoais (RG e CPF ou CNH), comprovante de endereço e selfie segurando os documentos.

Além disso, a conta bancária dos vendedores precisa ser de titularidade do mesmo, ou seja, cadastrada com o mesmo nº de CPF ou CNPJ.

Após a confirmação das informações e envio desses documentos, todo o cadastro passa por uma análise humana tanto na Collectgram quanto pelo meio de pagamento.

Todas essas medidas foram criadas para que tenhamos boas pessoas e bons negócios na plataforma, dando ainda mais segurança para suas compras e reduzindo a possibilidade de fraudes e golpes dentro do marketplace da Collectgram.

Como escolher de qual vendedor comprar?

No Collectgram trabalhamos para manter uma comunidade segura, na qual os usuários possam negociar com confiança.

A escolha pelo vendedor A ou vendedor B passa por fatores subjetivos, o Collectgram não indica vendedores, mas estamos aqui para que você tenha uma boa experiência de compra.

Mesmo com os procedimentos de segurança descritos em "Como saber se um vendedor é confiável?", recomendamos que você adote algumas medias adicionais na hora de escolher qual vendedor comprar:

  1. Leia em detalhe o anúncio: revise atentamente a descrição e as fotos para estar seguro sobre as condições de venda que o vendedor propõe.
  2. Tire suas dúvidas: se tiver alguma dúvida, entre em contato com o time da Collectgram pelo e-mail "contact@collectgram.com" informando o link do anúncio e expondo suas dúvidas. Nosso time entrará em contato com o vendedor e solicitará os esclarecimentos necessários.
  3. Compare diferentes anúncios: centenas de vendedores anunciam no Collectgram, você pode aplicar filtros na listagem de anúncios para comparar o que você deseja comprar com outros anúncios parecidos.

Posso negociar com várias contas?

Por segurança, você não pode negociar com diferentes contas. Caso seja detectado que você possui mais de uma conta de usuário, sua conta será suspensa.

Nosso objetivo é manter uma comunidade segura, na qual você possa negociar com confiança. O seu apelido é a sua identidade e a sua trajetória no site é o reflexo da sua reputação.

Se tiver dúvidas, revise os Termos e condições gerais.

Como pagar minha compra?

Sempre pague com as formas de pagamento dispostas no Collectgram, mesmo que você já conheça o vendedor. Isso garante maior segurança para você e, caso você receba um produto diferente do esperado, você poderá devolvê-lo e poderemos devolver o seu dinheiro.

No Collectgram você pode pagar das seguintes formas:

  1. Cartão de crédito: você pode pagar a vista ou parcelado em até 12 vezes, sua compra é aprovada imediatamente e você pode usar cartões das bandeiras Mastercard, Visa, Elo, Amex, Discover, JCB, Aura, Hipercard.
  2. Boleto bancário: assim que você pagar, será aprovado entre 1 e 2 dias úteis. O Collectgram nunca enviará boleto por e-mail, então, nunca pague um boleto enviado por terceiros ou pelo vendedor. Ao finalizar a compra, imprima o seu próprio boleto diretamente do Collectgram.

Como o Collectgram protege os compradores?

Quando você compra no Collectgram, nos encarregamos de proteger o seu dinheiro até que você receba o que esperava.

Quando pagar, o vendedor poderá ver o dinheiro na conta, mas terá que esperar para poder usá-lo. Fazemos isso para que você tenha tempo de receber o produto e avaliá-lo.

Além disso, você conta com o nosso suporte depois de receber sua compra, caso não a queira por qualquer motivo. Você tem 30 dias para devolver itens que não estão de acordo com o anunciado.

Clique aqui e veja as condições e prazos do Programa de Compra Garantida

Apesar de incomum, se você tiver algum problema com a compra, estaremos à disposição para ajudar.

A primeira coisa é levantar o máximo de informações (recibos de pagamentos, número do pedido, fotos do item ou do pacote antes e depois de ser aberto) e nos enviar um e-mail para contact@collectgram.com reportando o problema.

É importante que você informe o quanto antes, detalhando o que aconteceu, para que possamos acompanhar o seu caso e resolvê-lo.

Se não conseguirmos resolver o problema rapidamente com o vendedor, vamos reembolsar 100% do valor, pois sua compra está sempre garantida.

E se eu descumprir o compromisso de compra?

Todas as ofertas feitas no Collectgram são sérias, por isso cada vez que um usuário compra ou oferta um produto anunciado no Collectgram, ele assume um compromisso indissolúvel.

É fundamental que todas as dúvidas sejam esclarecidas antes da confirmação da compra. Você pode utilizar o e-mail de contato com o time Collectgram (contact@collectgram.com) para solicitar esclarecimentos sobre algum produto.

Recebido seu e-mail, o nosso time entrará em contato com o vendedor e solicitará que suas dúvidas sejam esclarecidas

Até que a sua compra seja confirmada pelo vendedor, você poderá cancelar a mesma. Para os casos de reincidências, a sua conta poderá ser suspensa do site.

O que acontece se usar linguagem inapropriada?

O objetivo do Collectgram é manter uma comunidade segura e cordial. O respeito entre os integrantes é uma condição necessária para o seu desenvolvimento. Por essa razão, não é permitido o uso de linguagem rude, insultante e inadequada.

Qualquer usuário que use esse tipo de linguagem inadequada, tanto na página do produto quanto nas perguntas e respostas ao vendedor, fóruns, entre outros, poderá ser suspenso temporariamente ou definitivamente.

Errei meu endereço, o que fazer?

O endereço que você informa no momento do seu cadastro ou da sua primeira compra é o seu endereço principal. Esse endereço somente poderá ser alterado pela equipe do Collectgram, por isso, é importante que ele esteja correto.

Mas, isso não impede que você cadastre quantos endereços quiser nas suas configurações de usuário ou no momento da compra, e selecione o endereço de sua preferência no momento de fechamento de sua compra.

Informar o endereço correto para o seu produto ser enviado é sua responsabilidade como comprador, assim como enviar o produto adquirido para o endereço informado por você é responsabilidade do vendedor.

Se mesmo assim, você informou um endereço errado no momento de sua compra e o vendedor enviou para o endereço informado errado, você poderá consultar o código de rastreio no site dos Correios e clicar no botão "Suspender entrega" para o objeto voltar para o remetente (vendedor).

A suspensão de entrega é sua responsabilidade como comprador, nem a Collectgram nem o vendedor (remetente) estão autorizados a proceder com a suspensão quando o endereço de entrega foi informado errado por você.

Pedimos que, nesses casos, entre em contato conosco e nos avise sobre a suspensão da entrega, porque vamos informar ao vendedor para que ele receba o objeto retornado.

Assim que o objeto for retornado ao vendedor, a Collectgram emitirá um boleto bancário no valor do frete para que você faça o pagamento dos custos do reenvio.

Outra alternativa, caso o endereço errado seja próximo de sua casa, você comparecer no local, informar ao morador que poderá chegar um pacote para você e pedir para ser avisado quando o objeto chegar.

Cadastrei um e-mail errado, e agora?

No Collectgram trabalhamos para manter uma comunidade segura, na qual os usuários possam negociar com confiança.

Se uma pessoa não consegue acessar a caixa postal de determinado e-mail, hão há outras formas de verificar se aquele e-mail é daquela pessoa.

Então, quando o e-mail de um usuário encontra-se com problemas para receber as mensagens que são enviadas pelo Collectgram.com, a conta do usuário poderá ser suspensa.

Sou menor de idade, posso comprar no Collectgram?

No Collectgram trabalhamos para manter uma comunidade segura em que os usuários possam negociar com confiança. Por isso, somente as pessoas que tenham capacidade legal de contratar podem negociar no site.

Infelizmente, os menores de idade não têm essa condição, já que, de acordo com as leis vigentes, não estão autorizados a responder por transações comerciais. Se for encontrada alguma conta cadastrada em nome de um menor de idade, ela será suspensa para negociar dentro do site.